Soluções de TI são apresentadas durante 8º Dia TCE Digital
No último dia 15, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), através da Gerência de Informação e Apoio Tecnológico (GIAT), realizou a 8ª edição do Dia TCE Digital. O encontro aconteceu na Escola de Contas Professor Barreto Guimarães, onde quatro diferentes temas foram apresentados.
A primeira palestra foi conduzida por Socorro Felix (DID), Vilma Mendonça (GEXP) e por Ana Alaíde, Andrea Andrade e Daniel Leite da Ouvidoria que abordaram o assunto “Ferramenta para aplicação de pesquisa: Google Docs ”. Foram apresentadas as principais características do software Google Docs e sua aplicação em dois casos práticos: Pesquisa sobre segurança da informação no TCE-PE e Pesquisa de satisfação da Ouvidoria.
A segunda palestra ficou a cargo de André Lima (GIAT). O assunto abordado foi “Políticas e Dicas de TI”. André deu uma visão geral sobre a política de segurança e as dicas de TI disponibilizadas na intranet e apresentou alguns casos de irregularidade ocorridos devido ao desconhecimento das políticas.
Outro tema foi “BI de processos”, apresentado por Joelza Vasconcelos (GDSI). Foram apresentados os painéis de BI que estão sendo disponibilizados para a área de julgamento e contemplam o acompanhamento dos indicadores estratégicos do TCE relacionados a julgamento de processos.
O último tema abordado no evento foi “Certificação Digital”, com apresentação de Cristiane Pereira, executiva de negócios da CertiSign que expôs a definição e os conceitos relacionados como sigilo, assinatura, não-repúdio e integridade das informações. Reforçou sobre os cuidados de segurança com relação ao certificado digital, pois com ele vários serviços podem ser realizados.
Segundo Ana Carolina Machado, chefe da GIAT, os objetivos do evento foram atingidos na medida em que foram apresentadas soluções de TI de interesse dos servidores, fato confirmado pela representativa participação de servidores de diversos setores.
Fonte: GEJO





