Pular para o conteúdo. Ir para a navegação

Certisign

Seções
Página Inicial Certinews Banco de Notícias 2008 Janeiro Certificação Digital protege seguradoras contra hackers
Ano 7 - outubro de 2008 
Certnews
BANCO DE NOTÍCIAS
Ações do documento

Certificação Digital protege seguradoras contra hackers

Segurança na Internet é um assunto muito discutido em fóruns e debates em todo o mundo.

Data: 2008/01/11 15:00:00 GMT-2
Fonte: Segs

Para as seguradoras é muito importante manter os dados de seus clientes em sigilo. Pois, qualquer invasão de hackers pode causar um dano não apenas financeiro, mas também para a imagem da seguradora.

Uma das soluções encontradas pelas empresas para evitar que as informações sejam acessadas por terceiros é a certificação digital. Que é um conjunto de técnicas e processos dão mais segurança para a troca de informações via Internet.

Com a certificação digital é possível evitar que hackers tenham acesso às comunicações realizadas através da Internet. Com ela também é possível manter dados confidenciais protegidos contra a leitura de pessoas não autorizadas.

A certificação digital é um assunto que vêm sendo cada vez mais discutido, inclusive no judiciário. Principalmente por conta do projeto de lei 7316/02, em tramitação na Câmara dos Deputados e que substituirá a MP 2.200.

O projeto prevê uma legislação consolidada sobre o uso da certificação digital. Em caso de aprovação, a lei dará para a ICP-Brasil (Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira) estabilidade suficiente para crescer.

A ICP-Brasil, que foi criada a partir da Medida Provisória 2.200-2, de 24 de outubro de 2001, é um conjunto de entidades prestadoras de serviços ordenadas de acordo com as diretrizes e normas técnicas estabelecidas por um Comitê Gestor.

Somente as transações realizadas com certificados emitidos por autoridades credenciadas na ICP-Brasil são considerados juridicamente válidos.

Com a certificação digital é possível também realizar a assinatura digital de documentos e escrituras. A assinatura digital é utilizada para garantir a autenticidade de determinado documento e de seu remetente. E funciona como uma assinatura normal, mas pode ser realiza a distância. A grande vantagem da assinatura digital é que ela aumenta a velocidade para fechar negócios e garante o rastreamento e a segurança para comunicação.

Ela permite, por exemplo, que uma pessoa do Maranhão assine e envie seguramente um documento para uma pessoa do Rio Grande do Sul no momento em que é solicitado. O certificado digital é um pré-requisito para a geração de uma assinatura digital segundo a MP 2.200/2 de 29 de agosto de 2001.

Existem também vários eventos que discutem o assunto, como, por exemplo, a quinta edição CertForum (Fórum de Certificação Digital), o maior e mais expressivo evento de certificação digital do país, realizado em Brasília de 30 de outubro a 1º de novembro de 2007.

O CertForum apresentou casos bem sucedidos do uso da certificação digital governo federal, nas áreas tributária, judiciária, segurança, saúde, educação, além de experiências internacionais, além de propiciar um espaço para a troca de informações e experiências sobre o tema.


Clique aqui para saber como identificar um site seguro.


 
ENVIAR PARA UM AMIGO
Achei esta matéria interessante e resolvi enviá-la à você!
 
Seu nome: Seu e-mail:
 
Seu amigo: e-mail do seu amigo:
 
Mensagem:
 



A Certisign | ICP-Brasil | VeriSign | Repositório | Sala de Imprensa | Termos de Privacidade | Fale Conosco