Secretários e tesoureiros discutem implantação da certificação digitais
A certificação digital deverá ser implementada em todo o país.
Data:
2008/11/15
Fonte:
Portal AZ
A XX Conferência Nacional dos Advogados está movimentando até o próximo sábado (15), em Natal-RN, vários eventos paralelos aos painéis, que são os assuntos centrais desses 20 anos de reunião da advocacia nacional em prol de temas importantes para a classe advocatícia e também para a sociedade. Nesta quinta-feira (13), foi realizada a reunião dos Secretários Gerais das Seccionais da OAB. O articulador da reunião, com o aval da Diretoria do Conselho Federal da Ordem, foi o Secretário Geral da OAB-PI, Sigifroi Moreno Filho.
Na reunião, que contou com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Brito, do tesoureiro Ophir Cavalcante Jr. e da Secretária Geral do Conselho Federal, Cléa Carpi da Rocha, secretários gerais e tesoureiros de vários estados, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão discutiram vários pontos como a bandeira pela unificação de mais estados junto ao Exame de Ordem, como São Paulo (acenou positivamente) e Minas Gerais.
"Ficou decidido que acontecerá em março de 2009 uma reunião nacional dos secretários gerais e tesoureiros, em local a ser definido, tendo em vista que estas duas funções de diretorias das seccionais atuam na linha de frente das ações desenvolvidas pela Ordem, juntamente com os presidentes", destacou Sigifroi Moreno Filho.
Outro tema discutido e a ser encaminhado para aprofundamento é o plano de cargos e salários para os funcionários das seccionais e também do Conselho Federal, tema esse apontado como uma das prioridades internas.
Para encerrar, a informatização e uniformização da mesma em todo o país foi sugerido e ganhou apoio dos membros na reunião, além da certificação digital, que deverá ser implantada futuramente em todos os estados, por meio da contratação da empresa especializada no ramo CERTSIGN. Na prática, a OAB poderá fornecer aos advogados de todo o país a assinatura digital para que eles atuem nos tribunais, fóruns e varas que já têm processo eletrônico. Nos tribunais superiores, no Supremo Tribunal Federal e em diversos tribunais do Trabalho e Juizados Especiais já é possível peticionar digitalmente. Os advogados terão a possibilidade de transmitir peças processuais, procurações, elaborar e fechar contratos por meio digital, o que os fará economizar tempo, dinheiro e papel.

Clique aqui para saber como identificar um site seguro.

