Produtos e Serviços

Certisign apresenta no XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde os benefícios da tecnologia para o setor

Hospital São Vicente de Paulo é o primeiro do país a adotar a certificação digital em seus prontuários eletrônicos

A Certisign, uma das maiores companhias do país especializada no desenvolvimento de soluções de certificação digital para o mercado corporativo e de varejo, mostrará aos profissionais do setor de saúde que comparecerem ao XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, o case do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro. Por meio da certificação digital, a gestão das informações dos pacientes já vem sendo feita totalmente por meio digital, eliminando o uso de papel.

Segundo José Luiz Poço, presidente da Certisign, a proposta da companhia é oferecer soluções que dinamizem os procedimentos das instituições de saúde, proporcionando economia do tempo, tendo a segurança e autenticidade das informações totalmente resguardadas.

Com essa funcionalidade, o Hospital São Vicente de Paulo passa a estar adequado à resolução número 1821 (1821/2007), e com o Manual de Certificação de Sistemas para Registro em Saúde, ambos do Conselho Federal de Medicina (CFM). Essa legislação estabelece as normas técnicas para armazenamento de informações digitais, autorizando a eliminação do armazenamento de documentos em papel.

Sem o advento da certificação digital, as impressões são obrigatórias para as instituições de saúde, uma vez que precisam conter a assinatura dos médicos. Já com a tecnologia, respaldada por Lei, os hospitais passam a ter a possibilidade de eliminar completamente o uso do papel. É possível também viabilizar a consulta instantânea de todos os dados dos pacientes de qualquer lugar, pois os históricos estarão reunidos em um banco de dados eletrônico.

“No caso dos prontuários há também um carimbo de tempo que faz parte do pacote da certificação digital e que confirma o horário exato da assinatura e recebimento do documento”, complementa Márcio Nunes, diretor de inovação e desenvolvimento de produtos da Certisign.

Além desse lançamento, a Certisign apresentará outros produtos que fazem parte do portfólio da empresa no CBIS 2008, tais como:

WorkFlow Certisign: solução para automação de fluxos de trabalho onde os envolvidos utilizam certificados digitais para assinarem digitalmente documentos eletrônicos;
Assinador de Documentos: solução que permite que os usuários possam assinar e verificar digitalmente os documentos eletrônicos em seu próprio computador, bem como transmiti-lo e armazená-lo eletronicamente;
SDK : conjunto de bibliotecas eletrônicas que integra a certificação digital às aplicações já existentes ou em fase de desenvolvimentos, para que não haja perda de tempo com pesquisas, programação de bibliotecas e testes para integrar as soluções e recursos de criptografia.
  
Certificação Digital A Certificação Digital atesta a identidade de uma pessoa ou instituição na internet por meio de um arquivo eletrônico assinado digitalmente. Seu principal objetivo é atribuir um nível maior de segurança nas transações eletrônicas, permitindo a identificação das pessoas no meio digital, bem como a autenticidade, a garantia jurídica e a confiabilidade dos documentos e dados das transações.

Sobre a Certisign – Uma das maiores companhias do país especializada no desenvolvimento de soluções de certificação digital para o mercado corporativo e de varejo, a Certisign é a única companhia no mercado brasileiro credenciada para operar em múltiplas hierarquias, como ICP Brasil, VeriSign Trust Network (VTN) e hierarquia privada. A empresa provê soluções em certificação digital que garantem aos seus clientes um ambiente digital mais seguro, ajudando-os a proteger informações, reduzir a fraude digital e o roubo de identidade.

 
SERVIÇO:

XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2008 )

Local: Campos do Jordão Convention Center

Endereço: Av. Macedo Soares, 499 - Capivari - Campos do Jordão

Data: de 29 de novembro a 03 de dezembro

Ações do documento