Notícias


Abertura, alteração e extinção de empresas no RS passa a ser digital

13/06/16 08:53:06
A Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs) inicia amanhã, dia 14, a implantação da Junta Digital, que viabilizará serviços de atos empresarias e autenticação de livros pela internet mediante o uso do Certificado Digital ICP-Brasil. O lançamento oficial está agendado para o dia 29 de junho.  As informações foram publicadas no Jornal do Comércio (RS)
 
"Vamos tornar mais fácil a vida dos empreendedores. Os contadores e empresários poderão emitir o contrato social de casa, e realizar praticamente todas as entradas de documentos sem ter de sair do escritório", diz Paulo Roberto Kopschina, presidente da Jucergs. Para usufruir dos serviços, além de ter Certificado Digital, é preciso acesso à internet e disponibilizar os arquivos no formato exigido.
 
O projeto, que viabilizará a abertura, a alteração e a extinção de empresas,  vai integrar os 57 escritórios regionais da Jucergs. "Os maiores beneficiados devem ser os pequenos municípios, onde a abertura de uma empresa ainda exige que se percorra uma pequena via sacra", diz Kopschina.
 
Os benefícios
A Junta Digital promove diversos benefícios, como a redução de custos e sustentabilidade, já que processos no meio eletrônico eliminam o uso do papel. 
 
Redesim
A adoção da Junta Digital é complementar à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), fruto de uma parceria entre governo do Estado, por meio da Jucergs, Sebrae/RS e prefeituras. 

Fonte: Jornal do Comércio (RS) com edição Certisign