Notícias


Agropecuária é o setor que mais usa Certificado Digital no Brasil

01/02/17 14:51:56
Segundo um estudo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), 90% das empresas agropecuárias utilizam o Certificado Digital, o que garante ao segmento a primeira colocação no ranking da pesquisa. Por setor, a classificação segue a seguinte ordem: agropecuária com 90%; indústria com 78%; serviços com 64% e, por fim, o comércio com 47%.
 
A alta adesão da tecnologia está atrelada às entregas das obrigações acessórias ao governo e também aos benefícios proporcionados às empresas, como a redução de custos, eficiência operacional e sustentabilidade. 
 
De acordo com Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign e presidente da ANCD, o Certificado pode ser usado em outras aplicações dentro das empresas, como para a assinatura de documentos. "A cada uso do Certificado, é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita. Isso significa, por exemplo, que contratos podem ser formalizados no meio eletrônico a qualquer hora e em qualquer lugar e com poucos cliques: sem papel e caneta, mas com segurança e autenticidade garantidas pelo Certificado". 
 
Como usar o Certificado Digital para assinar documentos
Basta acessar o Portal de Assinaturas, identificar-se usando o Certificado e-CPF ou e-CNPJ, inserir o documento e assiná-lo. Depois, é só enviar para a outra parte interessada ou armazená-lo na plataforma. 
 
Clientes Certisign podem assinar 10 documentos gratuitamente no Portal.

Fonte: ANCD com edição e informações da Certisign