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Compre seu certificado digital com quem é líder do mercado


Assinatura Digital

21/08/14 15:05:05
Você já deve ter, em algum momento, reclamado que o Brasil é um país extremamente burocrático. Não deixa de ser verdade, mas, e a sua empresa não é? Uma das formas de agilizar processos em seu supermercado é adotar aCertificação Digital, sistema que permite a utilização da internet de forma segura para validar contratos e outros documentos sem a necessidade de impressão. Comumente associado à área contábil e fiscal, o recurso também pode ser útil em diversos outros setores da empresa, desburocratizando procedimentos e reduzindo custos operacionais. Segundo Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign, que trouxe a Certificação Digital ao Brasil, o setor supermercadista ainda a utiliza pouco. Na entrevista a seguir, ele explica como o recurso pode melhorar os resultados da sua empresa.
 
De que forma a Certificação Digital ajuda nos processos burocráticos de um supermercado?
 
Reduz significativamente a burocracia, pois a assinatura digital dispensa o uso das vias em papel por ser gerada a cada uso do Certificado Digital no meio eletrônico e ter valor legal equivalente à assinatura manuscrita. Um contrato com prestador de serviços de outro Estado pode ser formalizado em um dia, enquanto no processo antigo poderia demorar uma semana, 10 dias. No Portal de Assinaturas, por exemplo, o signatário sobe o documento no sistema, assina utilizando o Certificado Digital e transmite à outra parte interessada. Tudo on-line. ACertificação Digital existe há uma década e, na área contábil, já economizou a impressão de nove bilhões de notas em papel. É obrigatória para certas ações junto ao governo e a órgãos fiscalizadores, porém também economiza tempo em outras operações.
 
Em quais operações é possível passar a adotá-la?
 
O sistema é seguro, tem valor legal e pode ser utilizado em diversos processos, como acordos com fornecedores, contratos de prestação de serviço, além de procedimentos administrativos internos, como liberação de adiantamentos. Os trâmites da gestão de RH também podem ser feitos de forma eletrônica, como folha de ponto, formalização de admissões e demissões, entre outros.
 
Em termos de custos, quais são as vantagens?
 
Reduz despesas das áreas administrativas com impressão e armazenamento de papel, incluindo gastos com espaço físico, compra constante de papel e de tonners, manutenção de impressoras. O uso da tecnologia também agiliza os processos. Elimina o manuseio de documentos físicos e facilita a consulta ao histórico, pois tudo fica salvo no eletrônico. Assim, permite que funcionários sejam deslocados para funções mais produtivas.
 
A implantação é simples?
 
Sim. Hoje existem soluções que permitem integrar a Certificação Digital em sistemas novos e já existentes, como os sistemas de gestão. Ela também pode ser utilizada de forma "avulsa" por meio do Portal de Assinaturas, que é uma plataforma em nuvem que permite o upload de documentos, assinatura por meio doCertificado Digital e envio à outra parte interessada.
 

Fonte: Portal Supermercado Moderno