Notícias


Assine documentos pela web com validade jurídica

15/05/14 09:02:48
Associação Brasileira de Franchising (ABF) uniu-se à certificadora digital Certisign para lançar um portal que vai desburocratizar a vida do franqueador
 
Foi na última terça (13) o coquetel de lançamento do Portal de Assinaturas ABF e Certisign, no Centro de Capacitação e Eventos da Associação, em São Paulo. A plataforma de serviços de assinatura digital será exclusiva para franqueadores. Além de possibilitar a assinatura de um documento de maneira simples e desburocratizada, portal ainda poderá ser utilizado para armazenar e transmitir documentos eletrônicos.
 
Antes quando se pensava em assinar um documento com valor legal ¿ um contrato, por exemplo ¿ era indissociável que se gastariam várias folhas de papel para imprimir todas as vias do documento. Depois, o executivo iria dar sua assinatura, que teria que ser examinada e autenticada para garantir a veracidade. 
 
Depois os documentos seriam enviados para as outras partes para que elas também assinem, validem tudo e mandem de volta. Como diz o vídeo promocional da ABF, só depois de dispensados tempo, papel, carimbo, dinheiro e até viagens os empreendedores teriam enfim um contrato válido. 
 
O Certificado Digital foi criado para economizar todos esses fatores: é um documento eletrônico que identifica e autentica o titular em sites e sistemas. É assim que vai funcionar o Portal de Assinaturas ABF, realiza de maneira automática todo o fluxo de assinatura. 
 
O próprio administrador da plataforma é quem cria as regras e o sistema se encarrega de notificar as pessoas envolvidas no processo a cada novidade nas etapas do fluxo. Esse tempo que sobra livre se transforma em lucro para as empresas, já que ela ganha celeridade em seus processos. A plataforma utiliza o certificado digital ICP-Brasil.
 

Fonte: Portal no Varejo