Notícias


Certificado Digital ajuda a recuperar declarações antigas do IR 

14/02/20 18:44:01

A temporada de entrega do Imposto de Renda está chegando. E aí, você já separou as informações necessárias para prestar as contas com o leão? Para facilitar, o programa de preenchimento do IR 2020 permite a importação de dados da declaração de 2019, a fim de tornar mais ágil o preenchimento de diversos campos – principalmente quando se trata da relação de bens.
Caso você não tenha salvado esse arquivo e teve o seu computador formatado ou, por alguma falha sistêmica, todos os seus documentos na máquina foram perdidos – inclusive o programa do IR 2019 –, não se preocupe: é possível fazer a recuperação por meio do Certificado Digital e-CPF

Veja como é simples:

•    Basta acessar o e-CAC, da Receita, e clicar na opção de acesso com Certificado Digital. Lá, localize na barra superior da tela o menu "Declarações e Demonstrativos" e clique nele. 
•    Feito isso, abra o item "Meu Imposto de Renda", na coluna do lado esquerdo. Uma nova janela se abrirá. Localize, na parte de baixo da tela o menu "documentos" e em seguida clique no item "Cópia da Declaração". Por fim, basta selecionar o ano que deseja do documento.

Fonte: UOL com edição Certisign