Notícias


Certificado Digital para celular é tema no Certforum

06/09/16 15:13:58
A Certisign marcou presença no o 14º CertForum (Fórum de Certificação Digital), que aconteceu entre 23 e 25 de agosto, em Brasília. Na ocasião, foram apresentadas duas novidades: o primeiro  Certificado Digital para celular, o mobileID, e o Gerenciador de Transações Eletrônicas (GT-e). 
 
O que é o mobileID?
 
Além de todos os benefícios de um Certificado tradicional, o mobileID viabiliza a autenticação forte, a assinatura digital e a autorização de operações à distância, com as vantagens da mobilidade e da conveniência, pois elimina a necessidade de carregar cartões ou outras mídias. Outra facilidade é que o mobileID não exige a instalação de drivers. Tudo isso sem colocar em risco a segurança do dono, já que a emissão e o armazenamento são feitos diretamente no celular ou tablet.
 
De acordo com Maurício Balassiano, diretor de Produtos e Tecnologia da Certisign, o mobileID é o primeiro Certificado Digital para dispositivos móveis que oferece as opções e-CPF e e-CNPJ. “Outro diferencial é que ele pode ser configurado no desktop para acessar sistemas como e-CAC, NFS-e ou e-Social, apenas estando conectado à internet, sem a necessidade de conexões locais, como Bluetooth ou USB”, comenta.
 
O que é o GT-e?
 
É uma plataforma de serviços para registro e verificação de ativos digitais trocados entre pessoas e/ou empresas na internet. Além de viabilizar a assinatura de documentos por meio do Certificado Digital via a funcionalidadePortal de Assinaturas, oferece os serviços de assinatura eletrônica, e-mail verificado, entre outros. 
 

 

 

Fonte: Certisign