Olá, selecione a sua localidade:

Notícias

Compre seu certificado digital com quem é líder do mercado


Dia Mundial da Água: Certificação Digital ajuda na preservação ambiental do País

12/02/16 16:59:39

Desde a implementação da Nota Fiscal Eletrônica, em 2006, que exige o uso do Certificado Digital para a emissão do documento a fim de garantir segurança e transparência na troca de informações, 53,2 bilhões de folhas de papel deixaram de ser impressas, o que significa a economia de mais de 114,9 bilhões de litros de água. 

Isso porque, até o dia 10 de fevereiro de 2016, 13,3 bilhões* de notas eletrônicas foram emitidas e como a versão física, em média, era impressa em 4 vias, a economia de papel quadriplica. Em relação à água, 

de acordo com o Instituto Akatu

, são necessários 540 litros para produzir um quilo de papel. Se calcularmos que uma resma de sulfite A4 tem, em média, 2 quilos, apenas para produção de uma resma, 500 folhas, seria utilizado 1.080 litros de água. Assim, a NF-e já ajudou a economizar mais de 114,9 bilhões de litros de água.

Essa economia poderia ser ainda maior em todo o país, de acordo com Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign, a Autoridade Certificadora líder da América Latina. Ele explica que o Certificado Digital também pode ser usado para assinar documentos com validade jurídica, diminuindo o uso de papel e, consequentemente, o de água.

De acordo com o 

Empresômetro

, o País tem mais de 18 milhões de empresas ativas. Se a metade delas realizar uma alteração contratual em 2016, serão utilizadas, no mínimo, 180 milhões de folhas de papel, já que cada contrato tem, em média, 20 folhas. ?No entanto, se essas empresas utilizarem o Certificado Digital para assinar os contratos, todo esse montante de folhas deixará de ser utilizado, uma vez que o processo será realizado no meio eletrônico, sem a necessidade de impressão e com a devida validade jurídica?, finaliza o executivo.

 

* Dado extraído dia 10 de fevereiro de 2016 - http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx

Fonte: Certisign