Notícias


Uso do certificado ICP-Brasil na área da saúde terá destaque no 12º CertForum

19/05/14 14:36:59
O 12º CertForum ¿ Fórum de Certificação Digital, que acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, em Brasília, contará com uma mesa dedicada a cases, dos setores público e privado, que fazem uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ¿ ICP-Brasil para facilitar o trabalho de equipes médicas e o atendimento aos pacientes. A mesa ¿Aplicações do certificado ICP-Brasil na Saúde¿ acontecerá no primeiro dia do evento.
 
O uso da certificação digital na saúde já é bastante conhecido. Prontuário Eletrônico do Paciente ¿ PEP, atestado médico eletrônico e Cédula de Identidade Médica ¿ CRM Digital são alguns dos temas que já foram abordados em edições anteriores do CertForum. Neste ano, entre os cases do setor da saúde que farão parte da programação do evento, está o uso do certificado digital ICP-Brasil no Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal da Polícia Militar do Distrito Federal ¿ PMDF, que passou a utilizar o PEP, digitalizando documentos e utilizando o Carimbo de Tempo.
 
O projeto da PMDF, iniciado em 2007, teve todos os seus processos concluídos em 2013. Na visão do Chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal da PMDF, Tenente Coronel Alexandre Saud, o PEP trouxe vários benefícios para corporação.
 
¿O principal benefício é a validade jurídica do documento eletrônico assinado com certificado digital ICP-Brasil. Além disso, como nossa intenção é ter um serviço de saúde com o mínimo de tramitação de papéis, a certificação tornou-se um item obrigatório, sem a qual não poderíamos abrir mão da impressão e assinatura manual dos documentos. Secundariamente, mas não menos importante, temos a redução da necessidade de espaço físico para armazenamento dos documentos e a minimização de danos ao meio ambiente pela não utilização de papel¿, enumerou Saud.
 
Saud, que palestrará durante 12º CertForum, destacou a importância do evento. ¿Tenho participado assiduamente do Certforum desde a 7ª edição em 2009. Como estamos lidando com uma tecnologia relativamente nova e com normativas que estão em constante evolução, estes encontros são fundamentais para a atualização jurídica, tecnológica e também para conhecermos as empresas que eventualmente podem ser contratadas para prestar serviços à nossa corporação. Assim, minha expectativa é que este evento repita o sucesso dos anos anteriores. Espero poder contribuir com outras instituições mostrando o caminho que seguimos para chegar até aqui e divulgando as boas práticas recomendadas para uso de Sistemas de Informação em Saúde¿, afirmou o Tenente Coronel.
 
A participação nos dois dias do CertForum é gratuita mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível no sítio do Fórum. Há possibilidade de inscrever-se para um ou dois dias do evento. Ao final, os participantes receberão certificados de participação. Faça já sua inscrição no link http://certforum.iti.gov.br/inscricoes/.
 

Fonte: Portal Certforum - ITI