Notícias


Você sabia que Certificado Digital tem validade?

16/09/19 10:28:44

De dez em dez anos você renova seu passaporte. De cinco em cinco, a Carteira Nacional de Habilitação (no caso de condutores com menos de 65 anos). O RG também é renovado nas situações em que o titular passa por grandes mudanças físicas ou de informações pessoais (como o sobrenome); quando o documento é utilizado para viajar para países do Mercosul (e a emissão foi feita há mais de dez anos) e, também, quando há muitas avarias no papel. 

Assim como esses documentos, o Certificado Digital tem data de validade. Isso porque ele identifica Pessoas Físicas e Jurídicas na esfera digital e concede validade jurídica e não repúdio às transações realizadas por meio dele. “E, para garantir essa autenticidade, é preciso que os dados sejam constantemente atualizados”, explica Leonardo Gonçalves, diretor Comercial da Certisign.

Atenção ao vencimento

O Certificado pode ter validade de 12, 18, 36 e 60 meses. Por isso, é necessário que o titular atente-se ao vencimento, principalmente no caso do e-CNPJ, que é uma ferramenta indispensável para quem tem seu próprio negócio – realidade de mais de 52 milhões de brasileiros, de acordo com dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor).

“Se não estiver válido, o Certificado Digital torna-se inutilizável. Isso significa que o indivíduo não conseguirá cumprir com as entregas fiscais, emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e assinar digitalmente em nome da empresa”, ressalta o executivo. “A renovação deve ser solicitada antes da data de vencimento, de forma que não interrompa ou atrapalhe seus negócios”, complementa. 


Oportunidade

Gonçalves comenta, ainda, que a Certisign oferece condições especiais para a renovação de Certificados Digitais – 10% de desconto nas renovações feitas dentro do prazo de validade.

Está na dúvida?

Quer saber se o seu Certificado Digital está próximo do vencimento? Consulte a data de expiração clicando aqui.