Sala de Imprensa


20 anos de Certificação Digital no Brasil

27/06/16 14:51:00
Julio Cosentino*
 
Neste mês, julho, a tecnologia da Certificação Digital comemora 20 anos. Duas décadas de transformação na comunicação com o governo e na maneira de assinar, enviar e arquivar arquivos eletrônicos. 
 
Quem diria, há 20 anos, que os livros contábeis seriam transformados em arquivos eletrônicos? Que a declaração do Imposto de Renda poderia ser pré-preenchida pela Receita Federal do Brasil com apenas alguns cliques? Que a caneta poderia ser substituída por um Certificado Digital na assinatura de um contrato? Nós, da Certisign, diríamos.
 
Há 20 anos desenvolvemos a tecnologia no Brasil e durante todo esse tempo trabalhamos para que a Certificação Digital evoluísse e viabilizasse uma nova era, de fato, 100% digital. Está dando certo. Hoje, graças à Certificação Digital, as obrigações fiscais são enviadas pela internet. Documentos podem ser assinados digitalmente com validade jurídica no meio eletrônico. Empresas, de todos os segmentos, podem migrar processos físicos para o digital. Tudo isso com segurança e a garantia da integridade de tudo o que for realizado por meio do Certificado.
 
Todo começo não é fácil. Mas com muito trabalho, e um bocado de sorte, acompanhei de perto, em 2001, a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Foi um grande marco que adicionou credibilidade à Certificação Digital.
 
Acompanhei e, ainda, acompanho, cada vez mais as pessoas tomarem ciência dos benefícios da tecnologia para suas vidas e de suas empresas, porque a Certificação Digital garante a autenticidade, melhora processos, promove sustentabilidade, reduz custos... Observe que são benefícios que impactam a vida social e a profissional.
 
De fato, o nível de consciência das pessoas sobre as vantagens da tecnologia está aumentando, mas ainda estamos no começo. Diria que a Certificação Digital está entrando na fase adulta - os 20 anos - e que ainda temos muito o que fazer, como continuar desenvolvendo novas maneiras de armazenar e usar o Certificado Digital para ampliar os benefícios. Ou, ainda, transmitir conhecimento e explicar as incontáveis vantagens da tecnologia. E que assim seja.
 
Por quantas vezes precisar, explicarei com alegria que o Certificado Digital é a identidade na rede de um individuo pessoa física ou que representa uma empresa. Reforçarei que a validade jurídica das transações realizadas por meio da tecnologia está prevista na Medida Provisória 2.200-2/2001.
 
Explicarei que qualquer arquivo eletrônico pode ser assinado com o Certificado Digital e que isso tem impacto positivo na vida de quem assina, de quem recebe o arquivo e do meio ambiente. Por quê? Porque assinar digitalmente é rápido, é cômodo e é feito no ambiente eletrônico: sem papel, sem autenticação e sem transporte físico.
 
Que venham os próximos 20 anos de benefícios da Certificação Digital.
 
*Julio Cosentino é vice-presidente da Certisign, empresa líder em Certificação Digital no Brasil e na América Latina e especialista em Identidade Digital que completa 20 anos em 2016.
 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.600 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 20 anos, já emitiu mais de 9 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299            e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Jun/16

Segmento: Certificado Digital