Sala de Imprensa


5 coisas que você não sabia (mas precisa saber) sobre o Certificado Digital

25/11/15 10:21:01
Desde 2001, com a Medida Provisória nº 2.200-02, de 24/8/2001, o Certificado Digital já faz parte do dia a dia de pessoas e empresas. Mas muitos ainda não conhecem todas as utilidades e benefícios dessa tecnologia. 
 
Veja abaixo cinco pontos que fazem do Certificado Digital um item indispensável nos dias de hoje. 
 
1. O Certificado Digital NÃO é uma invenção do governo
Na verdade, o Certificado Digital foi criado com o objetivo de facilitar a rotina das pessoas físicas e empresas, promovendo agilidade, segurança e redução de custos. 
"O Certificado Digital pode ser utilizado para a autenticação em sistemas e sites,  enviar, acompanhar e retificar a declaração do IR, assinar documentos, entre muitas outras possibilidades. Por garantir a identidade do titular no meio eletrônico, ou seja por ser seguro, o Certificado é amplamente requisitado para transações relacionadas ao governo. Mas a tecnologia é muito mais que um instrumento para cumprir obrigações", explica Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign. 
 
2. Ele é o RG do mundo digital
O Certificado Digital é um documento que identifica inquestionavelmente pessoas e empresas no meio eletrônico, por isso é considerado o RG do mundo digital. Por meio da criptografia de dados, garante a autenticidade e a integridade das transações realizadas. 
 
"Tudo o que for assinado ou transacionado via Certificado Digital tem validade jurídica, assegurada pela legislação. Vale, ainda, ressaltar que o documento só pode ser emitido por Autoridades Certificadoras credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informações - ITI", diz Cosentino.
 
3. Ele pode ser usado para assinar documentos
Isso mesmo! O Certificado Digital pode substituir a caneta. Por conta do rigoroso processo de emissão + a tecnologia da criptografia de dados, o documento possibilita ao titular autorizar transações e até mesmo assinar documentos no meio eletrônico, com o mesmo valor de uma assinatura de punho autenticada. 
 
4. Ele garante mobilidade
Se ele identifica no meio eletrônico, logo proporciona mobilidade. Com o Certificado Digital, por exemplo, é possível formalizar negócios à longa distância. "Um empresário daqui do Brasil pode concretizar um negócio com outro empresário que estiver em viagem na China. Basta eles acessarem a uma plataforma para assinaturas de documentos, via celular, tablet ou computador, e assinar com o Certificado", explica.
 
5. Ele reduz custos
Por permitir que processos sejam realizados do inicio ao fim no meio eletrônico, o Certificado Digital diminui gastos relacionados à compra, impressão e armazenamento de papel, ao transporte e, também, a mão de obra porque melhora a eficiência operacional.   
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.400 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 19 anos, já emitiu mais de 7 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299       e-mail:marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável:Eleno Mendonça
Nov/15

Segmento: Certificado Digital