Sala de Imprensa


Certificação Digital contribui com a economia de água em todo o Brasil

18/03/15 16:52:51
Desde a implementação da Nota Fiscal Eletrônica, em 2006, que exige o uso do Certificado Digital para a emissão do documento a fim de garantir segurança e transparência na troca de informações, 44,8 bilhões de folhas de papel deixaram de ser impressas, o que significa a economia de mais de 96,76 bilhões de litros de água.  
 
Isso porque, até o dia 13 de março, 11,2 bilhões de notas eletrônicas foram emitidas e como a versão física, em média, era impressa em 4 vias, a economia de papel quadriplica. Em relação à água, de acordo com o Instituto Akatu, são necessários 540 litros para produzir um quilo de papel. Se calcularmos que uma resma de sulfite A4 tem, em média, 2 quilos, apenas para produção de uma resma, 500 folhas, seria utilizado 1.080 litros de água. Assim, a NF-e já ajudou a economizar mais de 96,76 bilhões de litros de água. 
 
Essa economia poderia ser ainda maior em todo o país, de acordo com Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign, a Autoridade Certificadora líder da América Latina. Ele explica que o Certificado Digital também pode ser usado para assinar documentos com validade jurídica, diminuindo o uso de papel e, consequentemente, o de água. 
 
¿De acordo com o Empresômetro, o país tem mais de 17 milhões de empresas ativas. Se a metade delas realizar uma alteração contratual este ano serão utilizadas, no mínimo, 170 milhões de folhas de papel, já que cada contrato tem, em média, 20 folhas. No entanto, se essas empresas utilizarem o Certificado Digital para assinar os contratos, todo esse montante de folhas deixará de ser utilizado, porque todo o processo será realizado no meio eletrônico, sem a necessidade de impressão e com validade jurídica¿, comenta Cosentino.
 
Sobre a Certisign
 
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina, especialista em segurança para lojas virtuais e desenvolvedora de Soluções Corporativas integradas à Certificação Digital para empresas de todos os portes. Com mais de 1.400 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 18 anos, já emitiu mais de 6 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM Strategy Partners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299

e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br

Jornalista responsável: Eleno Mendonça
mar/15

Segmento: Certificado Digital