Sala de Imprensa


Certificado Digital agiliza a entrega do IRPF. Saiba como comprar o seu

06/03/14 15:21:18
A novidade deste ano na entrega do Imposto de Renda Pessoa Física é o pré-preenchimento automático da declaração por meio do Certificado Digital. O documento eletrônico, que identifica e assegura a integridade das transações na web, deve beneficiar quase 4% dos contribuintes (pouco mais de um milhão de pessoas).
 
A primeira regra para quem quiser aumentar esta estatística e simplificar a entrega do IR é ter apresentado a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2013, ano-calendário de 2012. E também a Receita precisa já ter recebido as informações da fonte pagadora no momento da importação do arquivo.
 
O segundo passo é solicitar o Certificado Digital a uma Autoridade Certificadora habilitada a emiti-lo no padrão ICP-Brasil. Mas não é só isso. Como faz parte do processo de aquisição comparecer ao Ponto de Atendimento da AC para a apresentação da documentação obrigatória, é importante levar em consideração a capilaridade da Autoridade Certificadora na hora de comprar o Certificado.
 
A Certisign, que trouxe a Certificação Digital para o Brasil há 17 anos e, hoje, é a líder do segmento da América Latina, está habilitada a emitir no padrão ICP-Brasil e ainda oferece mais de 1.000 Pontos de Atendimento. Além disso, o solicitante tem a possibilidade de contratar adicionalmente o serviço de validação externa do Certificado Digital. Isso significa que a empresa vai até onde o cliente desejar para que seja realizada a apresentação da documentação e a emissão do Certificado. O preço do Certificado Digital é a partir de R$ 135 no site da Certisign.
 
Vale a pena comprar o Certificado Digital para o IR?
 
Para Julio Cosentino, vice-presidente da Autoridade Certificadora Certisign, a declaração já pré-preenchida trará muitos benefícios. "Com esta facilidade, o contribuinte terá apenas que alterar, se necessário, os seus dados de despesas e deduções. Outro fator positivo é que não será necessário esperar as informações do rendimento da empresa, o que diminui as possibilidades de erro e de cair eventualmente na malha fina da Receita."
 
Cosentino completa que o documento eletrônico é um investimento, pois pode ser utilizado em diversas aplicações, não só para a entrega do IRPF. "O Certificado Digital é um facilitador na rotina de pessoas físicas e jurídicas. São inúmeras as vantagens. Entre elas está a possibilidade de assinar digitalmente documentos eletrônicos. É rápido, prático e dispensa o uso do papel, a necessidade de deslocamentos para o envio do documento e custos com autenticações. Você resolve todo o processo com apenas alguns cliques no meio eletrônico", finaliza.  
 
A empresa disponibiliza na internet uma cartilha sobre assinatura digital, que explica o conceito, os benefícios e como utilizar o Certificado para esta finalidade. Para baixar, basta acessar a seção Guias Gratuitos, do site da Certisign.
 
 
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299

e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br

Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Fev/14
 

Segmento: IRPF, Certificado Digital