Sala de Imprensa


Certificado Digital facilita rotina de empregadores

02/08/16 14:09:29
Desde 1º de julho, as empresas com mais de 5 funcionários devem usar o Certificado Digital para o envio das informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias por meio da GFIP e do eSocial. 
 
A boa notícia é que o Certificado Digital tem outras aplicações até mesmo para o pequeno empresário, como explica Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign. "Quem comprou o Certificado para cumprir essa determinação, ou qualquer outra, também pode usá-lo para outras ações. O Certificado não se restringe à comunicação com os órgãos do governo".  
 
A assinatura digital de documentos é uma das aplicações. O Certificado pode ser utilizado para assinar contratos, atas, acordos, recibos, entre outros, sem caneta e papel. Isso porque a cada uso do Certificado é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita. "Para usar essa aplicação é muito simples. Basta acessar uma plataforma, como o Portal de Assinaturas, submeter o documento, se identificar usando o Certificado e assiná-lo. Depois, é só mandar à outra parte interessada. Esse processo pode ser feito pelo computador ou até mesmo pelo celular", explica Gonçalves. 
 
Os benefícios
 
O acumulo de papel não é raro até mesmo nos pequenos negócios. Além de ocupar espaço e não ser eficiente, produzir e armazenar documentos no meio físico é custoso. "Basta refletir: quanto custa o metro quadrado do local onde está armazenada toda a papelada do seu negócio? Documentos produzidos e assinados digitalmente no meio eletrônico não ocupam espaço e dispensam o uso do papel, a necessidade de autenticação, o deslocamento para o envio, entre outras etapas". 
 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 20 anos, já emitiu mais de 9 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299     e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Ago/16

Segmento: Certificado Digital