Sala de Imprensa


Certisign é a primeira Autoridade Certificadora privada a ser autorizada a comercializar Certificado Digital em nuvem

05/10/18 17:02:19

Na última sexta-feira (28/09), a Certisign, a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital, deu mais um passo importante para consolidar ainda mais seu pioneirismo ao ser credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) como Prestadora de Serviço e Confiança (PSC). Isso significa que, agora, ela pode também emitir Certificado Digital ICP-Brasil em nuvem, tornando-se a única empresa privada do segmento com essa autorização. 

 “Recebemos a aprovação do ITI com enorme alegria. A notícia é a coroação do nosso trabalho árduo no desenvolvimento da Certificação Digital no Brasil. Estamos empolgados e honrados por ser a primeira Certificadora privada a ter essa autorização. Essa conquista é resultado da nossa credibilidade no mercado, conquistada a partir da nossa história marcada por ética e constantes investimentos em infraestrutura lógica e física", comenta Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.

Como PSC a Certisign terá a responsabilidade de emitir e armazenar as chaves privadas dos titulares de Certificados Digitais ICP-Brasil em nuvem, além de facilitar o uso e padronizar as assinaturas digitais e as respectivas verificações.
 
Solução pronta

Segundo Cosentino, o Certificado Digital em nuvem é uma solução, principalmente, para as empresas que possuem profissionais que atuam em diversos locais e que buscam a comodidade de não ter que carregar mídias. "Como o armazenamento é na nuvem, o titular pode acessá-lo de qualquer lugar e a qualquer momento".

A Certisign já tem um produto pronto, o RemoteID, que além de viabilizar a emissão e o armazenamento em nuvem, permite todo o gerenciamento do ciclo de vida do Certificado, incluindo o seu histórico de uso. "Estamos sempre estudando o mercado para atender as demandas das empresas. A partir daí, desenvolvemos essa solução, que atende o pedido dos titulares de Certificados, em relação à praticidade e mobilidade, por conta da facilidade para gerenciar".

Ainda de acordo com ele, o setor de saúde é dos grandes beneficiários dessa nova possibilidade de armazenamento do Certificado, já que muitas instituições possuem diversas unidades e profissionais que circulam entre elas. "Hospitais, clínicas e laboratórios estão cada vez mais adotando o conceito de indústria 4.0, no qual os processos são automatizados e informatizados. Neste contexto, a assinatura digital precisa de alta disponibilidade, e a nossa solução atende essa demanda".    


 Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 locais de atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 22 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy& - consultoria estratégica do Network PwC-, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Mais informações: www.certisign.com.br.