Sala de Imprensa


Especialista da Certisign fala sobre os benefícios do Certificado Digital para entrega do IR 2015

06/02/15 10:26:19
De 2 de março a 30 de abril, todos que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55, no ano passado, estão obrigados a entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), além dos contribuintes que tiveram rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, com soma superior a R$ 40 mil em 2014.
 
E para facilitar a vida do contribuinte, desde a temporada do IR 2014, a Receita Federal do Brasil (RFB) disponibiliza ao contribuinte a declaração pré-preenchida. Para isso, é preciso ter um Certificado Digital válido, ter apresentado a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2014 (ano-calendário de 2013) e que a Receita já tenha recebido as informações da fonte pagadora no momento da importação do arquivo.
 
Os benefícios do Certificado Digital no IR
 
Utilizando a declaração pré-preenchida, o contribuinte terá apenas que alterar, se necessário, os dados de despesas e deduções, o que diminui as possibilidades de erro e de cair eventualmente na malha fina. 
 
Além da declaração pré-preenchida, o Certificado Digital garante aos contribuintes outras vantagens, como:
 
¿

Verificar informações sobre as fontes pagadoras, antes de declarar seu IR;

 
¿

Obter a declaração do ano anterior, antes de declarar o Imposto de Renda;

 
¿

Regularizar no mesmo dia sua situação com a Receita Federal caso caia na malha fina;

 
¿

Eliminar divergências das suas informações declaradas com as fontes pagadoras;

 
¿

Acompanhar todo o processo de sua declaração, possibilitando correções em tempo real (sem burocracia);

 
¿

Obter cópias das suas declarações; e

 
¿

Retificar pagamentos / Imprimir comprovantes.

 
Segundo Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign, o Certificado Digital garante muitos benefícios no IR. ¿Quem utilizou em 2014 pode comprovar como é muito mais rápido, ágil e prático entregar a declaração do IR por meio do Certificado. Vale lembrar que o Certificado Digital ainda pode ser utilizado de outras formas, não somente no IR. Ele é um facilitador na rotina de pessoas físicas e jurídicas para diversos assuntos, pois possibilita, por exemplo, a assinatura digital de documentos com validade jurídica em apenas alguns cliques e sem a necessidade de impressão do documento¿.
 
A Certisign disponibiliza na internet uma cartilha sobre assinatura digital, que explica o conceito, os benefícios e como utilizar o Certificado para esta finalidade. Para baixar, basta acessar a seção Guias Gratuitos, do site da Certisign. 
 
Caso tenha interesse em entrevistar um dos profissionais da Certisign sobre o tema, entre em contato com Marília Ramires pelo telefone (11) 98294-4299 ou pelo e-mail marilia.ramires@eastside23.com.br.
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina, especialista em segurança para lojas virtuais e desenvolvedora de Soluções Corporativas integradas à Certificação Digital para empresas de todos os portes. Com mais de 1.400 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 18, já emitiu mais de 6 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM Strategy Partners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299

e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br

Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Fev/15

Segmento: Certificado Digital