Sala de Imprensa


Festival Celucine de Micrometragens de 2014 recebe inscrições a partir de 16 de agosto

11/09/14 14:44:12
A partir de 16 de agosto estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Festival Celucine de Micrometragens. Filmes de tema livre, de origem de todo o Brasil e países de língua portuguesa, que tenham duração de trinta segundos a três minutos, gravados exclusivamente em plataformas digitais, como câmeras de celulares, tablets, máquinas fotográficas e câmeras digitais, podem participar da competição nas categorias Ficção, Documentário e Animação.
 
A disputa é válida para produções inéditas, em qualquer mídia digital, de autoria de estudantes, amadores a profissionais, com idade a partir de 16 anos. No dia 10 de novembro, os cinco finalistas de cada categoria serão anunciados, após avaliação de uma banca formada por profissionais do audiovisual e do marketing, e ainda publicado na fanpage www.facebook.com/Festival.Celucine, onde as inscrições podem ser feitas e consta todo o regulamento do festival.
 
Idealizado em 2008 pela Associação Revista do Cinema Brasileiro em parceria com a Oi/Oi Futuro, no Rio de Janeiro, o Festival Celucine de Micrometragens tem como objetivo incentivar a produção, difusão e segmentação de conteúdos audiovisuais. Após sua última edição de 2012, o evento retoma este ano, em novo formato e com patrocínio máster do Banco Itaú, patrocínio Certisign e da RioFilme, realização da Associação Revista do Cinema Brasileiro, correalização do Itaú Cultural e apoio do Ministério da Cultura/Lei Roanet, Canal Brasil, Oi Futuro e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
 
Entre as mudanças agregadas para o festival de 2014, está a estreia em São Paulo, com a realização de oficinas gratuitas no Itaú Cultural, sobre a difusão do audiovisual nas mídias sociais e plataformas digitais. As inscrições estarão abertas a partir de 1º de setembro, e as informações estarão disponíveis no site www.itaucultural.org.br e na fanpage do Festival www.facebook.com/Festival.Celucine.
 
O anúncio dos vencedores do Festival Celucine será no dia 27 de novembro, durante cerimônia no Itaú Cultural. Os vencedores de cada categoria receberão o prêmio de R$5.000,00 (cinco mil reais) cada, além dos prêmios especiais oferecidos pela Certisign, RioFilme e Canal Brasil. 
 
Os melhores filmes nas categorias Ficção, Documentário e Animação serão escolhidos por um júri oficial formado pela diretora de cinema Anna Muylaert, pelo ator Julio Andrade, pelo diretor de animação Ale McHaddo e por representantes do Itaú Cultural, Certisign, RioFilme e Canal Brasil. Todas as informações estão disponíveis na fanpagewww.facebook.com/Festival.Celucine.
 
Serviço
Festival Celucine de Micrometragens
Realização: Associação Revista do Cinema Brasileiro
Correalização: Itaú Cultural
Patrocínio: Itaú, Certisign e Riofilme
Apoio: Ministério da Cultura/Lei Roanet, Canal Brasil, Oi Futuro e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
 
Sobre a Certisign
A Certisign é precursora da Certificação Digital na América Latina e já emitiu ao longo dos seus 18 anos de atividade mais de 5 milhões de Certificados Digitais. Líder do segmento, está presente em todos os estados do país e conta com mais de 1.000 pontos de atendimento no Brasil. Possui uma unidade de negócios especializada no desenvolvimento de produtos e soluções para pequenas, médias e grandes empresas, que buscam integrar a Certificação Digital no dia a dia, para assim desfrutarem dos benefícios da tecnologia com a confiança necessária para atuarem no mundo digital. Para mais informações, acesse www.certisign.com.br.
 
Sobre o Itaú e a cultura
Não é de hoje que o banco entende a preservação e o acesso à cultura nacional como alicerces para o desenvolvimento de uma sociedade crítica e independente. Entre as iniciativas no âmbito da cultura vale destacar a criação do Itaú Cultural, há 27 anos, o Espaço Itaú de Cinema e o apoio a importantes festas populares em todo o Brasil, com o propósito de valorizar as iniciativas das comunidades onde atua e incentivar o desenvolvimento social e cultural dessas localidades, como o Festival de Teatro de Curitiba, o Festival de Dança de Joinville, a Festa Literária Internacional de Paraty, além do Carnaval de Salvador, Rock in Rio, entre outros.
O Itaú Unibanco está entre os maiores bancos da América Latina em valor de mercado e tem uma rede de atendimento com mais de 34 mil unidades no Brasil e no exterior. Sua atuação se estende pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.
 
Sobre o Itaú Cultural
Com um compromisso estreito com a cultura brasileira, o instituto atua em várias frentes para democratizar o acesso, mapear, apoiar, difundir a produção cultural, dando voz a todas as regiões e áreas de expressão do país.
 
O instituto mantém intensa programação gratuita por todo o Brasil, tanto em sua sede em São Paulo, quanto por meio de parcerias com equipamentos culturais nas outras cidades do país e no exterior. São exposições de artes visuais, mostras de cinema e vídeo, espetáculos de dança e teatro, seminários, encontros com artistas, debates literários, cursos, shows, entre outras iniciativas. No âmbito geral, desde o início de suas atividades, o Itaú Cultural já promoveu mais de cinco mil eventos desta natureza, inclusive com abrangência internacional. Somente pela sede da instituição já passaram mais de 6 milhões de visitantes.
 
 
Sobre a Associação Revista do Cinema Brasileiro
Criada em 2002 pelo produtor e diretor Marco Altberg, a Associação Revista do Cinema Brasileiro produz conteúdos culturais e educativos com o objetivo de difundir a cultura, o meio ambiente e o audiovisual brasileiros em diferentes mídias. Entre as principais realizações para a TV está o programa Revista do Cinema Brasileiro, há 19 anos no ar. Produz o Festival de Micrometragens Celucine, em sua sexta edição. Em pouco mais de uma década, a associação já produziu conteúdos para o Canal Brasil, Canal Futura, Sesc TV,  Play TV entre outros e realizou convênios com a Prefeitura do Rio, Ministério da Cultura, RioFilme, Oi Futuro, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Tribunal Superior Eleitoral, entre outros parceiros e patrocinadores, para a realização de mostras e obras audiovisuais.
 
 
 
 
Informações para Imprensa
 
Certisign
EastSide23 Comunicação Corporativa
Marília Ramires |Tel.: (11) 98294-4299 | e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
 
Itaú Cultural
Conteúdo Comunicação
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo
www.facebook.com/agenciaconteudo
Fone: 11.5056-9800
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Karina Betencourt: karina.betencourt@conteudonet.com
Carina Bordalo: carina.bordalo@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
 
No Itaú Cultural
Fone: 11.2168-1950 - Larissa Correa: larissa.correa@mailer.com.br
 
Na Associação Revista do Cinema Brasileiro:
Projeto Paralelo Comunicação
Marcelle Braga / Tel.: (21) 2540 6960 / 98842.4820 / e-mail: marcelle@paralelocomunicacao.com.br 

Segmento: Institucional