Sala de Imprensa


Identidade digital e blockchain são temas de debate em São Paulo

28/11/18 16:46:38

Temas em crescente evidência – a gestão de identidade, o uso do blockchain e os criptoativos – despertam muita curiosidade, sobretudo por seu impacto na vida de muitos cidadãos. A Certisign, Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em identidade digital, falou sobre esses assuntos durante o Fórum Blockmaster 2018, que aconteceu em São Paulo (SP), nos dias 12 e 13 de novembro. 

O evento, um dos principais encontros da área, reuniu especialistas nacionais e internacionais para comentar as novidades e oportunidades em torno desse segmento, que vem movimentando cifras cada vez maiores. 

A diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign, Maria Teresa Aarão, ministrou, durante o evento, uma palestra abordando a validação adicional de assinatura em Blockchain e a Identidade Digital Certisign para Blockchain. 

“A validação adicional em blockchain funciona como uma extensão das funcionalidades do Portal de Assinaturas Certisign que é compatível com as novas tecnologias e já é utilizado por milhares de indivíduos e empresas para a assinatura de laudos, diplomas, contratos, entre outros documentos digitais”, explica a diretora. O segundo produto, por sua vez, é uma evolução do remoteID, Certificado Digital em nuvem da Certisign que será lançado em breve. Essa solução permitirá a associação entre um Certificado ICP-Brasil e uma ou mais chaves criptográficas e a associação de uma chave criptográfica Blockchain a uma identidade biométrica validada em uma base pública.

“Um exemplo prático do uso desta solução é quando uma Exchange (corretora de criptomoedas) cria uma conta para um cliente. Ao invés de fazer o processo de onboarding, em que solicita-se múltiplas telas, selfies e documentos digitalizados, a Exchange poderá pedir aos interessados que apresentem suas identidades Certisign para Blockchain, na qual essas verificações já estarão registradas”, complementa a executiva. 

A executiva participou também do painel “Securities: Desafios da segurança nas transações envolvendo criptomoedas”, no qual foram discutidos os crimes mais comuns nas relações P2P e no mercado financeiro, e como a tecnologia pode contribuir para prevenir esses eventos. 

Na ocasião, Maria Teresa ressaltou também a importância do Blockchain para reforçar a segurança nessas operações, citando, ainda, o papel da educação para que cada vez mais pessoas atentem-se para fraudes e roubo de dados. 


Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Locais de Atendimento por todo o Brasil, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais ao longo de seus 22 anos. A empresa tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas "Inovação Brasil 2016", da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners.