Sala de Imprensa


IRPF 2015: Certificado Digital e Rascunho da RFB podem ajudar o contribuinte

19/11/14 09:11:35
Os contribuintes, agora, têm duas opções facilitadoras para o preenchimento da declaração de Imposto de Renda 2015. A primeira delas é o uso do Certificado Digital. O documento eletrônico possibilita ao titular usufruir dadeclaração de Imposto de Renda pré-preenchida, novidade apresentada pela Receita no IR 2014. 
 
¿O Certificado Digital possibilita por meio da garantia do sigilo fiscal que o titular receba todas as informações vinculadas ao seu CPF, que consta na base da Receita. Basta clicar na opção Declaração Pré-Preenchida disponível no site da Receita (e-Cac) e pronto. O contribuinte terá apenas que alterar, se necessário, os dados de despesas e deduções. Isso diminui as possibilidades de erro e de cair eventualmente na malha fina¿, explica Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.
 
A segunda opção é o recente lançamento da Receita Federal, o Rascunho, uma aplicação online para os contribuintes registrarem as operações realizadas durante o ano.  O programa está disponível na página do órgão até o dia 28 de fevereiro. Há também a versão em apps para os sistemas operacionais iOS e Android. 
 
Quem optar por usar o Certificado Digital ainda tem outras vantagens, como verificar informações sobre as fontes pagadoras, antes de declarar seu IR; obter a declaração do ano anterior, antes de declarar o Imposto de Renda; regularizar no mesmo dia sua situação com a Receita Federal caso caia na malha fina; eliminar divergências das suas informações declaradas com as fontes pagadoras; acompanhar todo o processo de sua declaração, possibilitando correções em tempo real (sem burocracia); obter cópias das suas declarações; e retificar pagamentos e Imprimir comprovantes.
 
Vale a pena comprar o Certificado Digital para o IR 2015?

 
De acordo com Julio, sim, pois o Certificado Digital pode ser utilizado em diversas aplicações, não só para a entrega do IRPF. ¿O Certificado Digital é um facilitador na rotina de pessoas físicas e jurídicas. São inúmeras as vantagens. Entre elas está a possibilidade de assinar digitalmente documentos eletrônicos. É rápido, prático e dispensa o uso do papel, a necessidade de deslocamentos para o envio do documento e custos com autenticações. Você resolve todo o processo com apenas alguns cliques no meio eletrônico¿, finaliza.
 
Sobre a Certisign
A Certisign é precursora da Certificação Digital na América Latina e já emitiu ao longo dos seus 18 anos de atividade mais de 6 milhões de Certificados Digitais. Líder do segmento, está presente em todos os estados do país e conta com mais de 1.400 Pontos de Atendimento no Brasil. Possui uma unidade de negócio especializada no desenvolvimento de produtos e soluções para pequenas, médias e grandes empresas, que buscam integrar a Certificação Digital no dia a dia, para assim desfrutarem dos benefícios da tecnologia com a confiança necessária para atuarem no mundo digital. Para mais informações, acesse www.certisign.com.br.
 
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299     e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
NOV/14

Segmento: Certificado Digital