Sala de Imprensa


Junta Comercial do Estado de Minas Gerais cria e assina o primeiro Contrato Social de forma 100% digital

19/11/14 15:41:53
Uma novidade promete revolucionar o universo do registro de Contrato Social no Brasil. Trata-se da realização de todo procedimento para a produção deste documento e sua instrumentalização em 100% em ambiente digital. 
 
A inovação começa a ser implantada na JUCEMG (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais), que também é uma Autoridade de Registro, onde foi criado, assinado e transmitido o primeiro Contrato Social totalmente digital, graças à tecnologia da Certificação Digital. ¿Isto significa um verdadeiro marco para o segmento. Estamos vibrando com a migração dos procedimentos do papel para o digital¿, afirma Nivaldo Cleto, presidente da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB).
 
De acordo com Cleto, a inovação vem para facilitar a vida de todos os envolvidos nos procedimentos de aberturas de Contrato Social. ¿Com o uso do Certificado Digital para assinar esta documentação, diversas etapas, antes imprescindíveis para a criação do documento, são eliminadas, como reconhecimento de firma e chancelas das Juntas Comercias. O processo ganha agilidade, porque tudo é feito no meio eletrônico, e torna-se sustentável, pois não há a necessidade da impressão de papel e deslocamentos para o envio do documento¿, explica.
 
A JUCEMG (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais) é uma Autoridade de Registro (AR) da PRODEMGE, Autoridade Certificadora vinculada à Certisign.  
 
Entenda: Certificação Digital e Assinatura Digital
 
Certificado Digital é um documento de identificação que garante a autenticidade e integridade das transações realizadas no meio eletrônico. A cada uso é gerada uma assinatura digital com valor jurídico equivalente a assinatura manuscrita. É justamente por conta destas características que no processo de assinatura de Contrato Social e qualquer outro tipo de documento elimina-se diversas etapas físicas. 
 
Sobre a Certisign
 
A Certisign é precursora da Certificação Digital na América Latina e já emitiu ao longo dos seus 18 anos de atividade mais de 5 milhões de Certificados Digitais. Líder do segmento, está presente em todos os estados do país e conta com mais de 1.400 Pontos de Atendimento no Brasil. Possui uma unidade de negócio especializada no desenvolvimento de produtos e soluções para pequenas, médias e grandes empresas, que buscam integrar a Certificação Digital no dia a dia, para assim desfrutarem dos benefícios da tecnologia com a confiança necessária para atuarem no mundo digital. Para mais informações, acesse www.certisign.com.br.
 
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Tânia Ribeiro
Tel.: (11) 98442-8834 e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Nov/14
 

Segmento: Assinatura Digital