Sala de Imprensa


Laudos laboratoriais devem ser assinados digitalmente

14/12/15 13:43:35

A partir de janeiro de 2016, os laboratórios clínicos e o postos de coleta laboratorial deverão assinar digitalmente, por meio de um Certificado Digital ICP-Brasil, os laudos emitidos. A medida, prevista na RDC 30, tem o objetivo de garantir a autenticidade e a integridade do laudo, adicionando segurança ao processo.

 
A assinatura digital é gerada a partir do uso do Certificado Digital ICP-Brasil, também conhecido como Identidade Digital, e tem o mesmo valor legal que a assinatura manuscrita, assegurado na Medida Provisória n.º 2.200-2/2001. 

 
De acordo com Paulo Iijima, Diretor Comercial da Certisign, a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identidade Digital, a assinatura digital, além de garantir a autenticidade e integridade do laudo, promove outros benefícios.
 
"O uso do Certificado Digital para assinar documentos permite a migração do processo físico para o eletrônico, o que significa mais agilidade, eliminação do uso do papel e maior organização do legado, para conferências e auditorias, já que os documentos eletrônicos podem ser facilmente armazenados e localizados". 
 
Assinatura no meio eletrônico
 
Ainda, de acordo com o Iijima, para assinar digitalmente é necessário ter um sistema que relacione o documento e o Certificado Digital. "A Certisign disponibiliza, além dos Certificados Digitais, uma plataforma que viabiliza a assinatura digital, o Portal de Assinaturas. A solução pode ser integrada a sistemas novos ou já existentes ou, ainda, o estabelecimento pode usar a versão padrão", explica. 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.600 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 19 anos, já emitiu mais de 7 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa:EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299         e-mail:marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável:Eleno Mendonça
DEZ/15

Segmento: Certificado Digital