Sala de Imprensa


Serviços digitais públicos podem aumentar por meio da Certificação

19/05/17 11:32:02
Entre os dias 24 e 28 de maio acontecerá, em Florianópolis, a 15ª edição do evento CIO Brasil Gov. Com o tema “Tecnologia Disruptiva”, a programação terá debates em torno de tendências em Tecnologia da Informação. Entre as empresas participantes, está a Certisign, que apresentará soluções para que os órgãos públicos se tornem balcões de serviços digitais aos cidadãos por meio da tecnologia. 
 
"É possível migrar os processos físicos para o digital, transferindo a entrega e a assinatura de documentos para o meio eletrônico, com segurança e validade jurídica ou legal. Para isso, basta integrar a assinatura digital, gerada a partir do Certificado, ou a eletrônica, gerada a partir da grafia de uma assinatura", explica Maria Teresa Aarão, diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign.  
 
Aderência
De acordo com informações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI, mais de 7 milhões de pessoas possuem Certificado Digital.  Já o número de smartphones ativos, que é essencial para a assinatura eletrônica, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), chega a 198 milhões. 
 
Segundo Maria Teresa, a implementação de ambos os tipos de assinaturas pode ser realizada em sistemas novos ou legados por meio de códigos simples, que não interferem na infraestrutura tecnológica da aplicação. É possível, ainda, utilizar uma plataforma personalizada com as regras de assinatura e o visual do respectivo órgão. 
 
Benefícios
As vantagens atingem tanto quem oferece o serviço, como quem usufrui dos mesmos, pois o cidadão pode realizar serviços no meio eletrônico com agilidade, assim como o órgão inicia e finalizar um processo em instantes.  
 
"Basicamente funciona assim: o órgão define os documentos; o cidadão acessa o sistema do computador, celular ou tablet, faz o envio ou acessa um arquivo e o assina. O documento é finalizado e enviado aos interessados e pode ser armazenado em nuvem ou onde desejar. Tudo resolvido sem papel, caneta, portador, deslocamentos e armazenamento físico. Vale dizer que o sistema é inteligente e notifica os envolvidos a cada etapa", finaliza. 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.900 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 20 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299     e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Mai/17

Segmento: Institucional