Dúvidas e Suporte


Dúvidas - Certificado SSL

Consulte as dúvidas mais frequentes sobre Certificado para Servidores SSL

1. O que é o Certificado SSL?
O Certificado SSL identifica sites e garante a autenticidade, privacidade e integridade na transmissão dos dados, proporcionando aos visitantes a garantia de que estão realmente acessando um ambiente "original" e não a uma cópia operada por fraudadores. Isso é possível graças ao protocolo de segurança SSL (Secure Sockets Layer), tecnologia que codifica os dados em tráfego entre o computador do usuário e o servidor responsável pelo site.
 
Os Certificados SSL são esperados pelos internautas em sites que solicitam dados confidenciais, como informações de identidade e número de cartão de crédito.
2. Como funciona o Certificado SSL?
O Certificado SSL é um arquivo instalado no servidor web onde o site está hospedado. É composto por:

- uma Chave Pública, que codifica os dados;
- uma Chave Privada, que decodifica os dados.

Quando o internauta acessa um site, o navegador se conecta ao servidor protegido pelo Certificado SSL e uma seção única é criada com essas duas chaves. Assim, todos os dados durante a seção ficam protegidos e indecifráveis por qualquer outra parte, além do internauta e o servidor.
3. Como escolher o melhor Certificado Digital SSL?
A Certisign comercializa dois tipos de Certificado Digital SSL, e as diferenças estão no processo de autenticação das credenciais.

Autenticação de Domínio (domain authetication) - a Autoridade Certificadora valida se a empresa solicitante do Certificado SSL é proprietária do domínio configurado na solicitação do Certificado ou se há autorização da proprietária do domínio para a realização da validação. A validação é feita com base nos dados cadastrados na entidade responsável pelo registro de domínio.

Autenticação da Organização (Org. Authetication) - a Autoridade Certificadora valida se a empresa solicitante do Certificado SSL é proprietária do domínio configurado na solicitação do Certificado, se a entidade é legalmente constituída e se a pessoa que solicitou Certificado tem poder para efetuar o pedido.

4. Por que o Certificado SSL é necessário?
Se o seu site envia ou recebe informações pessoais, é necessário protegê-lo. Hoje, os internautas já têm o hábito de conferir se o site é seguro antes de seguir com a navegação. Proteger o seu site é um fator decisório entre pesquisas de preços e compras efetivas.

5. Os Certificados SSL Certisign funcionam em todos os navegadores?
Os Certificados SSL da Certisign são compatíveis com 99,9% dos navegadores atuais.

6. Por que a marca do Certificado SSL é importante?
Por que a marca do Certificado SSL é importante?
Porque é a ética e os processos da Autoridade Certificadora que fazem a diferença na segurança da sua plataforma. Quando você tem um Certificado SSL emitido por uma Autoridade Certificadora séria, adiciona valor a sua marca e conquista a confiança dos seus clientes.

Sem contar que para internautas exigentes a marca do Certificado SSL tem o mesmo efeito de roupas de grife: expõe que o seu negócio é sofisticado.

7. Como os visitantes sabem qual Certificado SSL está inserido em meu site?
Os visitantes podem clicar no ícone de cadeado no browser, e uma nova janela aparece com informações sobre o seu Certificado SSL. Outro sinal é o selo de segurança Site Seguro, que a Certisign concede o direito de uso. Ele é sinônimo de confiança na web.
8. Por que escolher um Certificado Digital SSL Certisign?
Os Certificados SSL Certisign possuem Validação de Organização (fully authenticated) e são os mais indicados, pois, além de certificarem que a empresa está legalmente constituída, asseguram que ela está em operação e que o domínio do Certificado é de sua propriedade.

Ao adquirir um dos Certificados Digitais SSL Certisign, além do direito de aplicação do Selo Seguro Certisign, sinônimo de segurança na web, a Certisign ainda oferece, gratuitamente, serviços que variam de acordo com a aquisição. Entre os serviços estão:

  • Avaliação de Vulnerabilidade - para mensurar os pontos frágeis do site;
  • Malware Scanning - para evitar que o portal entre na lista negra de provedores de busca e redução do risco de propagação de vírus no sistema;
  • Seal in Search - para ajudar o site a ocupar um lugar de destaque em provedores de pesquisa e ainda apoia o aumento do tráfego no portal, já que o selo deste serviço representa confiabilidade na web.

1. O que é CSR?
A CSR (Certificate Signing Request) é um arquivo de requisição do Certificado Digital gerado no servidor web, no qual o site está hospedado. É por meio das informações da CSR que o Certificado Digital é gerado.

O primeiro passo na instalação do Certificado SSL é a geração da CSR.

Organization (O): deve ser preenchido com o Nome Empresarial (antiga Razão Social), sem abreviações ou omissões, conforme consta no cartão do CNPJ.

Organization Unit (OU): deve ser preenchido com o departamento válido da empresa ou com o Nome Empresarial, assim como o campo Organization. Caso seja emitido mais de um Certificado para o mesmo Common Name (CN), esse campo deve ser diferente em cada um dos Certificados. EXEMPLO: Departamento de Segurança.
Importante: o preenchimento deste campo não é obrigatório. Porém, uma vez preenchido, passará pelo processo de autenticação.

Locality (L): deve ser preenchido com o nome por extenso da cidade onde a empresa está localizada SEM acentuação gráfica. EXEMPLO: Sao Paulo.

State (ST): deve ser preenchido com o nome por extenso do estado onde a empresa está localizada SEM acentuação gráfica. EXEMPLO: Sao Paulo.

Country (C): deve ser preenchido com a sigla do país onde a empresa está localizada. Utilizar letras maiúsculas. EXEMPLO: BR.
 
A CSR deve ser gerada com o tamanho de chave de 2048 bits. Para obter mais informações sobre o procedimento de geração da CSR, clique aqui.

Caso sua empresa não seja responsável pela hospedagem do seu site, solicite o arquivo de requisição CSR para o seu serviço de hospedagem.
2. Já tenho meu arquivo CSR, como verificar se ele foi gerado corretamente?
Encaminhe seu arquivo de requisição de Certificado Digital para análise do nosso Suporte Técnico por meio do e-mail suporte@certisign.com.br.

3. Como instalar o Certificado SSL no meu servidor?
Para obter instruções sobre a instalação do seu Certificado SSL, clique aqui
4. Onde eu posso fazer o download da hierarquia do meu Certificado SSL?
Acesse os hiperlinks a seguir, de acordo com o Certificado SSL adquirido.

5. Como faço para exportar o meu Certificado SSL?
Para ter acesso ao procedimento de exportação, clique aqui

6. Perdi minha frase de identificação, como faço para revogar o meu Certificado SSL?
Em caso de esquecimento ou perda da frase de identificação criada na solicitação do Certificado SSL, a revogação só poderá ser realizada por meio de uma Carta de Revogação.

Solicite o modelo escrevendo para validacao@certisign.com.br.
Posteriormente, a carta deve ser enviada para o mesmo endereço.
1. O que é o selo Site Seguro Certisign?
O selo Site Seguro Certisign é um símbolo de confiança disponível para todos os clientes de Certificado SSL Certisign. Ele é reconhecido pelos internautas como sinônimo de segurança na web. 
2. Por que é importante exibir o selo Site Seguro Certisign em meu site?
Porque ele é reconhecido na internet como sinônimo de  segurança. Por meio da exibição,  você transmite confiança aos seus visitantes, reduzindo a quantidade de abandono de carrinho. A consequência? Mais vendas e valor à sua marca.

3. Quanto custa o selo Site Seguro Certisign?
O selo Site Seguro Certisign é disponibilizado gratuitamente aos sites protegidos pelos SSL Certisign.
4. Quais são os requerimentos de sistema para a utilização do selo Site Seguro Certisign?
O selo Site Seguro Certisign utiliza JavaScript e pode ser entregue pela Certisign com ou sem conteúdo Flash. O conteúdo Flash provê animação e é o preferido pela maioria dos clientes.
5. Onde o selo Site Seguro deve ser inserido?
Você pode inserir o selo Site Seguro Certisign em qualquer página dentro do domínio para o qual solicitou o seu Certificado SSL. Algumas sugestões: 

1. no rodapé de todas as páginas do site;

2. na parte superior das páginas que tenham protocolo SSL habilitado, especialmente nas de checkout;

3. nas páginas onde constar informações sobre a política de segurança, proteção e privacidade;

4. próximo dos botões "Comprar".
 
6. Como instalar o selo Site Seguro Certisign?
Após 24 horas da emissão do Certificado SSL, você receberá as informações por meio do e-mail cadastrado como Contato Técnico.
7. Posso "customizar" o selo Site Seguro Certisign?
Não é permitido modificar o selo Site Seguro Certisign.  
8. Como reportar um caso de mau uso do selo Site Seguro Certisign?
Entre em contato por meio do formulário.
1. Heartbleed: saiba como proceder
A Certisign, ciente da vulnerabilidade do sistema OpenSSL, chamada Heartbleed, que permite o acesso a informações confidenciais, informa que essa falha não está relacionada ao protocolo de segurança SSL dos Certificados Digitais Site Seguro e suas versões Pro e EV, comercializados pela empresa.
 
As versões vulneráveis do sistema OpenSSL são:
 
  • Debian Wheezy (stable), OpenSSL 1.0.1e-2+deb7u4;
  • Ubuntu 12.04.4 LTS, OpenSSL 1.0.1-4ubuntu5.11;
  • CentOS 6.5, OpenSSL 1.0.1e-15;
  • Fedora 18, OpenSSL 1.0.1e-4;
  • OpenBSD 5.3 (OpenSSL 1.0.1c 10 May 2012) e 5.4 (OpenSSL 1.0.1c 10 May 2012);
  • FreeBSD 10.0 - OpenSSL 1.0.1e 11 Feb 2013;
  • NetBSD 5.0.2 (OpenSSL 1.0.1e);
  • OpenSUSE 12.2 (OpenSSL 1.0.1c).
 
Caso você utilize uma dessas versões, recomendamos a reposição dos Certificados Digitais SSL Certisign/Symantec de seus sistemas vulneráveis e a atualização da plataforma OpenSSL.
 
Embora a falha não esteja em nossos produtos, os clientes Certisign terão direito a reposição gratuita do Certificado Digital SSL. O novo Certificado será gerado com data de expiração igual ao do Certificado a ser substituído.
 
 
1º passo: atualize o OpenSSL para a versão 1.0.1g ou, se não for possível, recompile  o OpenSSL conforme as instruções do OpenSSL Project
 
2º passo: realize o update de seu servidor web (Apache, nginx) utilizando o OpenSSL 1.0.1g ou recompilado.
 
3º passo: gere uma nova CSR. Clique aqui.
 
4º passo: solicite a reposição do certificado. Clique aqui.
 
Atenção: não revogue o Certificado atual antes de instalar um novo.
 
 5º passo: após a instalação do Certificado de reposição, remova o Certificado inicial do servidor.
 
6º passo: certifique-se de que o servidor está operando normalmente com o novo Certificado.
 
7º passo: revogue o Certificado gerado antes da atualização do OpenSSL.
 
Em caso de dúvida, entre em contato:
4020-2430 (capitais e regiões metropolitanas), 0800-025-1501 (demais localidades, disponível apenas para telefone fixo) - de segunda a sexta, das 09h às 18h - exceto feriados nacionais | suporte@certisign.com.br
2. Endereços internos: saiba como proceder
Por determinação da CAB/Fórum, entidade internacional que padroniza e regula as práticas de mercado para Autoridades Certificadoras (ACs) e fabricantes de browser, desde 01 de novembro de 2015, as empresas que desejam proteger seus domínios internos e uso de Ips com o Certificado SSL devem registrá-los nos órgãos especializados, como, por exemplo, o Registro.br ou Whois.
 
Essa mudança tem como objetivo intensificar a segurança do ambiente contra ataques, como o man-in-the-middle, que desvia os dados e os redireciona ao destinatário imperceptivelmente. Esse ataque ficou mundialmente conhecido após a NSA - National Security Agency utilizá-lo para ter acesso aos dados de órgãos brasileiros.
 
Os Certificados Digitais para domínios internos e uso de Ips solicitados até setembro de 2014 somente poderão ser emitidos com 1 (um) ano de validade. E após o término da validade, terão que ser registrados para se adequarem a determinação da CAB/Fórum.


3. Vulnerabilidade DROWN: como proceder
O DROWN, nome dado à nova falha, afeta servidores HTTPS e outros serviços que dependem de SSL e TLS. Acredita-se que 33% dos servidores HTTPS estejam vulneráveis, incluindo 25% dos maiores domínios HTTPS e 22% de todos os sites tidos como confiáveis pelos navegadores. Vale acrescentar que há o risco também aos servidores diferentes que compartilham a mesma chave pública, como ocorre com Certificados Wildcard. Nesse caso, se um deles usar SSLv2, os demais servidores que usem somente TLS também podem ser atacados.
 
O ataque explora as falhas de uma versão já antiga do SSL, mas ainda disponível, a SSLv2. O protocolo foi lançado na década de 1990 e já está obsoleto há um tempo, porém, ainda é encontrado em muitos servidores, seja por padrão, seja em razão de más configurações, negligência ou pela presença de dispositivos antigos.
 
A brecha quebra a criptografia e expõe comunicações e informações da web e de servidores de e-mail e VPNs, incluindo senhas, números de cartões de crédito, segredos industriais e outros dados sensíveis. Até máquinas que não usam SSLv2 estão vulneráveis se o servidor com o qual se comunicam suporta o protocolo antigo. O ataque usa as falhas da versão já aposentada para atacar a segurança de conexões feitas sob protocolos completamente diferentes.
 
A mantenedora da OpenSSL já disponibilizou uma atualização para lidar com o DROWN e outras vulnerabilidades em seu software de código aberto. O update desabilita o SSLv2 como padrão, bem como outras configurações fracas do SSLv3 e versões posteriores.
 
Como resolver esse problema?

Desabilite o suporte a SSLv2 nos servidores. Por padrão, ele já é desabilitado em servidores IIS 7.0 ou superiores.
 
Os pesquisadores disponibilizaram no site https://drownattack.com/ uma ferramenta de verificação se o seu site está vulnerável.

4. Distrust dos Certificados Symantec

Conforme anunciado na imprensa, a DigiCert adquiriu a unidade de negócio de Website Security da Symantec empresa parceira da Certisign, responsável pelas soluções de SSL, PKI e IOT. O processo de transição já foi iniciado e, como parte dele, será necessária a substituição do seu Certificado SSL/TLS por um novo para evitar problemas de compatibilidade com o navegador Google Chrome.

Isso porque, em 27 de julho de 2017, o Google determinou que todos os Certificados emitidos pela Symantec entre 01/06/2016 e 01/12/2017 não serão reconhecidos como confiáveis pela versão beta do Google Chrome 70. Desta forma, recomendamos que a substituição e emissão destes certificados sob a nova hierarquia da DigiCert deva ocorrer  até o dia 13 de setembro de 2018. Caso a substituição não ocorra dentro do prazo determinado, os Certificados do seu site não serão reconhecidos a partir desta data pelo Google Chrome.

Para que seu site continue a ser compatível com o navegador Google Chrome 70, solicite a substituição (Replace) de seu Certificado. A substituição é gratuita e o novo Certificado terá a mesma data de validade do Certificado anterior.

Caso necessite de mais informações ou ajuda, entre em contato conosco por meio do e-mail suportessl@certisign.com.br ou via telefone 11 3546-3712.

Referências:

https://www.digicert.com/replace-your-symantec-ssl-tls-certificates/

Para calendário Apple & Safari acesse:

https://support.apple.com/en-us/HT208860