Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE

"Antes do Portal de Assinaturas CCEE, a formalização de um contrato demorava, em média, 4 dias e, agora, finalizamos o documento em apenas 1", Talita Bicalho, Analista de Operações de Mercado da CCEE.

DESAFIO

- Agilizar processos reduzindo custos e mantendo a segurança e validade jurídica.

SOLUÇÃO

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE modernizou o sistema de assinaturas dos Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado - CCEARs por meio de uma parceria com a Certisign, que desenvolveu o Portal de Assinaturas CCEE, onde esses e outros documentos podem ser assinados digitalmente via o Certificado Digital ICP-Brasil.

RESULTADOS

O uso Portal de Assinaturas CCEE eliminou a necessidade da assinatura biométrica, que era exigida no processo antigo. O resultado foi mais agilidade nos processos. "Agora, não é necessário o uso de tablets para a assinatura dos contratos e nem o comparecimento presencial de agentes à sede da CCEE para o cadastro da biometria. Com o uso do Certificado Digital ICP-Brasil no Portal, os contratos são formalizados com total validade jurídica e sem a necessidade da presença física. Outra vantagem é que os agentes podem acompanhar o status do contrato on-line, do início ao fim do processo", explica Talita Bicalho, Analista de Operações de Mercado da CCEE.

Em seis meses, foram assinados aproximadamente 5 mil contratos, sendo a maior parte referente aos 17º e 18º Leilões de Energia Nova. "Estamos falando de R$ 43 bilhões, 1.932 MW médios em energia atrelada e o envolvimento de 141 empresas. Para sustentar essas operações, precisamos contar com uma tecnologia segura para a tramitação de todos os contratos".

O uso do Certificado Digital e do Portal para assinar esses contratos gerou uma economia de 35% para a CCEE devido à redução do uso de papel, deslocamentos e autenticações. "Antes do Portal de Assinaturas CCEE, a formalização de um contrato demorava, em média, 4 dias e, agora, finalizamos o documento em apenas 1".

PRODUTO CONTRATADO

Desenvolvimento do Portal de Assinaturas CCEE.

A Certisign oferece ao mercado corporativo a customização do Portal de Assinaturas Certisign, uma solução para a assinatura digital de documentos no meio eletrônico, totalmente integrável por meio de Web Services com grandes sistemas de Gestão de Negócios, como CRM, ERP, ECM, GED, entre outros. Personalizável, você cria as suas próprias regras para as assinaturas, todas as etapas podem ser acompanhadas e o próprio sistema notifica os envolvidos no fluxo criado.

Com apenas alguns cliques, o documento é assinado com validade jurídica, sem a necessidade de impressão, manuseio, armazenamento e deslocamentos para o envio de documentos.

www.portaldeassinaturas.com.br

SOBRE A CCEE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo). A CCEE atua em conjunto com outras instituições e órgãos governamentais que compõem a governança do setor para assegurar um modelo sustentável de energia no país, capaz de estimular o crescimento da economia do Brasil e, ao mesmo tempo, garantir um preço acessível ao consumidor.

SITE: www.ccee.org.br

CIDADE/ESTADO: São Paulo/SP