Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)

"O tempo médio com processos licitatórios 100% digital pode ser reduzido de 30% a 50%"

Alcy Pinheiro
Gerente de TI - Procuradoria Geral do Estado

Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)A Certisign, empresa especializada em soluções de certificação digital, acaba de implantar a tecnologia no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Ceará, visando reduzir em até 30 dias o andamento das licitações. De acordo com a Procuradoria Geral do Estado, a instituição médica é a primeira, no âmbito estadual, a utilizar esse sistema com formato 100% digital.

Segundo Júlio Cosentino, vice-presidente da Certisign, o projeto é um exemplo concreto de que o uso da certificação digital traz economia e agilidade para todas as esferas do mercado. "A implantação da tecnologia na área da saúde atesta, de maneira inequívoca, que as soluções baseadas na segurança de dados eletrônicos serão cada vez mais imprescindíveis dentro de um mercado competitivo e globalizado", ressalta.

O processo licitatório iniciou as atividades recentemente no Hias e é utilizado na compra de equipamentos para o setor de nutrição, tais como máquina de gelo, processador hidrocinético de água, picador de alimentos e autoclave (utilizada para esterilização de materiais). A duração, que antes era de dois a três meses, terá redução de 30 ou mais dias no fluxo do sistema de licitação com o certificado digital.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Alcy Pinheiro, o tempo médio com processos licitatórios 100% digital pode ser reduzido de 30% a 50%, dependendo de cada caso. "Tudo fica mais rápido porque este tipo de processo não precisa da utilização de papel, é tudo digital", explica.

Segundo o diretor geral do Hias, Walter Frota, o pioneirismo do Hospital representa uma integração do Hias com a PGE. "Nós antecipamos esse processo quando iniciamos a certificação digital de todos os setores que participam de licitações. É uma conquista em todos os sentidos, porque se aceleramos um processo de compra de equipamentos, por exemplo, estamos acelerando também a qualidade do tendimento, já que estes equipamentos chegarão mais rápido ao Hospital", comenta.