Medicina Direta

"Todos os processos clínicos são registrados, assinados e armazenados no meio eletrônico. Sem papel, sem carimbo, mas com validade jurídica garantida pela assinatura digital proveniente da Certificação". Tiago Delgado, sócio-fundador da Medicina Direta.

DESAFIOS

Oferecer aos consultórios e clinicas o Prontuário Eletrônico do Paciente integrado com a assinatura digital.

SOLUÇÃO

A Medicina Direta, empresa especializada no desenvolvimento e implementação de soluções digitais para clínicas e consultórios, integrou a API (Application Programming Interface) do Portal de Assinaturas Certisign no produto Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), o que tornou a plataforma homologada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

"A assinatura digital já é utilizada nos hospitais de ponta do Brasil, e a nossa parceria com a Certisign tem o objetivo de estender os benefícios dessa tecnologia para clínicas e consultórios. É uma iniciativa pioneira que, sem dúvida, aumentará a segurança do armazenamento dos dados dos pacientes, entre outros benefícios", explica Tiago Delgado, sócio-fundador da Medicina Direta.

BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO

Administração sem papel: O Prontuário Eletrônico da Medicina Direta integrado com a tecnologia da Certisign elimina 100% o uso de papel. "Todos os processos clínicos são registrados, assinados e armazenados no meio eletrônico. Sem papel, sem carimbo, mas com validade jurídica garantida pela assinatura digital proveniente da Certificação".

Espaço físico: Se não há necessidade de imprimir as vias dos documentos para assinar e armazenar, o espaço físico dos consultórios e clínicas podem ser usados para outra finalidade, como a ampliação do atendimento. "Ao não acumular papel, a instituição de saúde também reduz custos. Basta fazer a conta: quanto custa o metro quadrado de um imóvel?".

Segurança para os profissionais de saúde e pacientes: Os dados registrados no meio eletrônico diminuem a possibilidade de erros na grafia, são mais fáceis de serem consultados e auditados.

Sustentabilidade: "A missão da Medicina Direta é ajudar clínicas e consultórios a realizarem os atendimentos aos seus pacientes de maneira 100% digital. Além de aumentar a segurança dos dados, o meio ambiente é preservado".

Anualmente, cerca de 10 milhões de pacientes são atendidos por meio do Prontuário Eletrônico da Medicina Direta. Em uma conta rápida, um atendimento gera, em média, 3 documentos. Isso significa que por ano, mais de 30 milhões de folhas deixam de ser impressas.

SOBRE MEDICINA DIRETA

Com o objetivo de ser o departamento digital de clínicas e consultórios médicos, a Medicina Direta surgiu em 2011 para oferecer infraestrutura tecnológica adequada e otimizar a gestão da saúde. A empresa disponibiliza o prontuário eletrônico, facilitando a coordenação de agenda, receituário, pagamento e demais processos que envolvem a rotina do profissional do setor. Além disso, a companhia desenvolve sites, gerencia e-mails e cria campanhas no Google Adwords.

SITE: www.medicinadireta.com.br

CIDADE/ESTADO: São Paulo/SP