Prefeitura de Vitória (ES)

 "Ao integrar a Certificação Digital ao PEP da Rede Bem Estar, os processos e atendimento tornaram-se mais ágeis, pois facilitamos o acesso às informações e ao histórico do paciente, e reduzimos a necessidade de impressão, manuseio e armazenamento de papel. Por ano, deixaremos de imprimir cerca de 2 milhões de páginas", explica Marcio Passos, Subsecretário de Tecnologia da Informação, da Prefeitura de Vitória.


DESAFIO
Integrar a Certificação Digital ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) do sistema Rede Bem Estar para:
- agilizar processos;
- reduzir custos operacionais.

SOLUÇÃO
A Prefeitura de Vitória integrou a Certificação Digital ao PEP do sistema Rede Bem Estar utilizado nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Centro de Referência, Centros de Especialidades e Unidades de Pronto Atendimento, além de disponibilizar Certificados Digitais aos prestadores de serviço do município alocados em laboratórios privados. Ao todo, 40 unidades, atualmente, operam de modo digital.

Cerca de 1.800 funcionários receberam o Certificado Digital e-CPF Certisign, armazenados no Token ou HSM, e agora assinam digitalmente todos os processos de saúde, como receitas, atestados, prontuários, autorização para exames, internações entre outros documentos por meio da tecnologia.

RESULTADOS
"Ao integrar a Certificação Digital ao PEP da Rede Bem Estar, os processos e atendimento tornaram-se mais ágeis, pois facilitamos o acesso às informações e ao histórico do paciente, e reduzimos a necessidade de impressão, manuseio e armazenamento de papel. Por ano, deixaremos de imprimir cerca de 2 milhões de páginas. Posso afirmar que os processos na área de saúde na cidade Vitória estão 90% digitais", explica Marcio Passos, Subsecretário de Tecnologia da Informação, da Prefeitura de Vitória.

A produtividade dos profissionais também melhorou. Com a tecnologia, não é necessária a reimpressão de documentos e uma nova assinatura em caso de dano ou perda do conteúdo original. O profissional de saúde entra no sistema e pode enviar o exame, por exemplo, via e-mail, para o solicitante, pois o valor jurídico do documento está garantindo pela assinatura digital.

A troca de informações com os prestadores de serviço que ficam alocados em laboratórios privados também melhorou. Além de agilizar o envio de exames, o uso da tecnologia facilitou a identificação e administração dos documentos, o que permite um controle ainda mais assertivo para o pagamento dos serviços prestados.

"Outro benefício da assinatura digital é a possibilidade de auditar, a qualquer momento, um documento gerado no PEP. Por meio da validação da assinatura, podemos identificar se o conteúdo está integro e quem é o autor daquela assinatura". 

A Prefeitura de Vitória, além de utilizar a Certificação Digital no PEP, assina o Diário Oficial do Município e está implementando o Processo/Protocolado Eletrônico.

Entenda
PEP - Prontuário Eletrônico do Paciente
O PEP é a integração de todos os prontuários médicos e odontológicos de um paciente em um único sistema que, quando utilizado com Certificado Digital ICP-Brasil, elimina totalmente o uso do papel.  Trata-se da única solução que possibilita registrar informações médicas, autorizar exames, liberar resultados, autorizar internações e armazenar receitas médicas eletronicamente, com a possibilidade de acompanhamento de todas as informações e sem a necessidade de impressão.

PRODUTOS CONTRATADOS:
Certificados Digitais e-CPF.

SOBRE A REDE BEM ESTAR
Por meio da Rede Bem Estar, sistema desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) fica disponível, com segurança, para os profissionais de saúde, o que também inclui exames laboratoriais, exames de imagens, registros de visitas domiciliares. O acesso rápido ao histórico do paciente agiliza e qualifica as intervenções necessárias no momento do atendimento.

SITE: http://assinatura.vitoria.es.gov.br/Rede.Bem.Estar

CIDADE/ESTADO: Vitória/ES