UNICAMP/FUNCAMP

"Com o uso do Certificado Digital nos processos, 60 mil folhas de papel deixam de ser utilizadas por mês. Sem contar que os processos digitais são muito mais seguros tanto para os médicos, quanto para os pacientes, pois todas as informações são armazenadas e criam um histórico. A produtividade dos profissionais também melhorou, o que garante um atendimento muito mais humanizado...", Thiago Sarbo Langoni, Gerente Administrativo.

DESAFIO:

Integrar a Certificação Digital ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) estaduais administrados pela UNICAMP/FUNCAMP para:

  • agilizar processos;
  • eliminar o uso do papel;
  • digitalizar documentos;
  • adicionar segurança;
  • integrar dados.

SOLUÇÃO:

Para garantir processos mais ágeis, seguros, sustentáveis e integrados, o NACSES - Núcleo Central de Acompanhamento e Gestão dos Convênios SES/UNICAMP integrou a tecnologia da Certificação Digital ao PEP. Assim, aproximadamente 300 profissionais da área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e técnicos receberam o Certificado Digital e-CPF Certisign.

RESULTADOS:

Desde novembro de 2014, os documentos dos atendimentos dos AMEs de Limeira, Mogi Guaçu, Rio Claro e São João da Boa Vista, administradas pela UNICAMP/FUNCAMP, são tramitados 100% via PEP e, portanto, são totalmente digitais. Com isso, foi conquistada uma redução de 25% na impressão de papel, além de mais espaço para os atendimentos. Agora, as salas, que estavam comprometidas com arquivos físicos, são utilizadas para o atendimento médico, pois a Certificação Digital integrada ao PEP também viabilizou a digitalização de documentos com validade jurídica.

"Com o uso do Certificado Digital nos processos, 60 mil folhas de papel deixam de ser utilizadas por mês. Isso é um benefício para nós e para o meio ambiente. Sem contar que os processos digitais são muito mais seguros tanto para os médicos, quanto para os pacientes, pois todas as informações são armazenadas e criam um histórico. A produtividade dos profissionais também melhorou, o que garante um atendimento muito mais humanizado aos pacientes. Todos os nossos profissionais aceitaram muito bem migrar para o mundo digital, porque entenderam os benefícios", explica Thiago Sarbo Langoni, Gerente Administrativo.

PEP - Prontuário Eletrônico do Paciente

O PEP é a integração de todos os prontuários médicos e odontológicos de um paciente em um único sistema que, quando utilizado com Certificado Digital ICP-Brasil, elimina totalmente o uso do papel. Trata-se da única solução que possibilita registrar informações médicas, autorizar exames, liberar resultados, autorizar internações e armazenar receitas médicas eletronicamente, com a possibilidade de acompanhamento de todas as informações e sem a necessidade de impressão.

PRODUTO CONTRATADO:

Certificados Digitais e-CPF.

Sobre a FUNCAMP/UNICAMP/NACSES:

A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp FUNCAMP é uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos, com objetivos institucionais orientados em conceder apoio à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A Fundação tem papel como interveniente administrativa em convênios firmados entre a Universidade e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES). Estão incluídos nestes convênios seis unidades de Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) localizados em diferentes municípios do Estado. Entre as atividades exercidas nesses Ambulatórios está o atendimento de consultas médicas e de outros profissionais da saúde, além de exames especializados e procedimentos cirúrgicos ambulatoriais para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O gerenciamento direto e assistencial destes Ambulatórios sob responsabilidade da UNICAMP está centralizado no Núcleo Central de Acompanhamento e Gestão dos Convênios SES/UNICAMP (NACSES).

Sites: http://www.funcamp.unicamp.br/site/index.asp e www.nacses.unicamp.br

Cidade/Estado: Campinas/ SP