O Portal de Assinaturas

O Portal de Assinaturas Certisign é uma solução para assinatura e armazenamento de documentos eletrônicos, totalmente integrável aos diversos sistemas de gestão de negócios.

O sistema conta com um série de funcionalidades, permitindo que as partes envolvidas realizem o processo de assinatura sem a necessidade de estarem presentes no mesmo local.

Personalizável, você cria suas próprias regras para assinatura, onde todas as etapas podem ser acompanhadas e o próprio sistema notifica os envolvidos no fluxo criado.

No Portal de Assinaturas Certisign, além de assinatura digital, também é possível realizar assinatura eletrônica, assinatura de servidor, envio de email registrado, verificação da veracidade de uma assinatura digital.

Além das diversas possibilidades de assinatura e garantia jurídica de todo processo, o Portal de Assinaturas Certisign faz a guarda, gestão e compartilhamento de qualquer documento eletrônico de forma segura, simples e rápida, por até 12 meses.

  • Fluxo no Portal de Assinaturas

    Processo de coleta de assinaturas do Portal de Assinaturas Certisign
    • O fluxo de assinaturas é o processo de coleta de assinaturas do Portal de Assinaturas Certisign. Um fluxo é composto pelos participantes que necessitam tomar alguma ação em relação a um documento específico. Para cada participante de um fluxo de assinaturas é possível definir o título dessa pessoa no documento e o que esse participante deve fazer. Um fluxo ainda pode ou não ter uma ordem de ação de cada assinante. Por fim, ainda é possível determinar quem deve receber o documento assinado ao final do fluxo.

      Títulos em um fluxo de assinaturas:
      Assinante: é o participante que acorda com o conteúdo do documento.
      Testemunha: é o participante que comprova que o conteúdo do documento foi acordado pelos assinantes.
      Parte: Ações possíveis para um participante de um fluxo de assinaturas:
      Assinar: gerar uma assinatura digital. Requer certificado digital.
      Assinar eletronicamente: gerar uma assinatura eletrônica. Não requer um certificado digital.
      Observar: acompanhar o andamento do fluxo. Não interfere no fluxo de assinaturas.
      Autorizar: autoriza a continuação do fluxo. Não interfere no fluxo de assinaturas.
      Aprovar: aprova ou não um fluxo de assinaturas. Caso desaprove o fluxo é reiniciado.
  • Aplicações e Benefícios

    Como funciona, funcionalidades, versão gratuíta
    • Todo documento que envolver o registro de um acordo entre as partes ou comprovação de um documento regulatório, podem ser assinados digitalmente ou eletronicamente.

      Alguns exemplos: - processos judiciais e administrativos em meio eletrônico; contratos com clientes ou fornecedores; assinatura de laudos laboratoriais; assinatura de documentos cartorários; assinatura de contratos entre instituições financeiras; etc.

      A utilização do Portal de Assinaturas Certisign elimina toda uma cadeia de custos operacionais: custos com cópias, impressão de documentos, suprimentos, profissionais técnicos, manutenção, armazenagem, envio de documentos por correio ou por motoboy.

      Além disso, oferece:
      Conteúdo Íntegro: Seguro, uma vez assinado, o documento está protegido contra alterações. Qualquer mudança no conteúdo exigirá novas assinaturas ou a criação de um novo documento.
      Autenticidade: Elimina a necessidade de reconhecimento de firma, tem a validade de um documento registrado em cartório.
      Assinatura em Lote: é possível subir, assinar e baixar centenas de arquivos em um único clique.
      Agilidade: é possível assinar de qualquer lugar através de qualquer dispositivo digital (computadores, celulares, tablets)
  • Integração com múltiplos sistemas

    O Portal de Assinaturas Certisign já está preparado para ser integrado em
    • O Portal de Assinaturas Certisign já está preparado para ser integrado em:

      Sharepoint
      O Microsoft SharePoint 1999 é uma plataforma de aplicações Web da Microsoft, com utilização na criação de portais e intranets empresariais, gestão de conteúdos, gestão documental e criação de portais colaborativos, e publicação de aplicações web.
      O Portal de Assinaturas Certisign é altamente integrável ao Sharepoint, permitindo envio, acompanhamento e assinatura diretamente da ferramenta.
      Drupal
      Drupal é um gerenciador de conteúdos (CMS) Open Source lançado sob a licença pública geral GNU, que é baseado na linguagem de script PHP.
      Envie, acompanhe e assine o documento diretamente do Drupal, em qualquer hora e sem precisar acessar o Portal de Assinatura.
      Sales Force
      O Sales Force é uma solução de CRM que integra as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.
      Com o Portal de Assinaturas integrado ao Sales Force, você pode enviar, assinar, rastrear e arquivar contratos de forma rápida e segura.
      SAP
      O Portal de Assinaturas pode ser integrado a com qualquer solução SAP, convertendo qualquer objeto SAP para documentos no portal, possibilitando a assinatura de dados digitais e processuais dentro do próprio sistema.
  • Padrões de Assinaturas

    Entenda os padrões de assinaturas utilizados
    • Padrões de Assinaturas

      O Portal de Assinatura suporta os padrões de assinaturas CAdES e PAdES, definidos nas normas da ICP-Brasil. Com isso, você poderá gerar e validar assinaturas digitais ICP-Brasil no padrão que for mais adequado para você.

      CAdES

      Como esse padrão não depende do formato do documento original, ele pode ser usado para assinar qualquer tipo de arquivo.

      Como por exemplo:
      Arquivos vetoriais, tais como arquivos de Autocad, para projetos arquitetônicos;
      Arquivos executáveis, tal como aqueles com extensão ".exe";
      Arquivos de imagens, vídeos e músicas, para assegurar o registro do direito autoral de uma obra intelectual;
      Documentos como arquivos Word, Excel, entre outros.

      Esse padrão de assinatura gera um arquivo ".p7s" que contém todas as assinaturas relacionadas a um mesmo documento, assim como pode conter o próprio documento original.

      Como o arquivo ".p7s" não pode ser visualizado facilmente nós geramos um arquivo ".zip" que contém:
      O documento original assinado;
      O arquivo ".p7s" que contém as assinaturas do documento e os bytes do documento original (assinatura do tipo attached);
      O documento manifesto, que, quando possível(1), é uma cópia do documento original, mas com marcações de rastreabilidade para que quem receba este documento possa encontrar e validar as assinaturas e o documento original relativos ao manifesto.

      (1) quando o documento original não puder ser convertido automaticamente para PDF, então o documento manifesto terá apenas uma página com as informações dos assinantes. Documentos no formato PDF podem ser assinados no padrão CAdES e PAdES, dependendo da sua necessidade, no entanto, nós recomendamos o uso do PAdES. Caso seu documento não possa sair de seu ambiente corporativo, então você pode nos enviar o hash desse documento a ser assinado, que nós coletamos as assinaturas necessárias. Como, nessa modalidade de assinatura, não temos acesso ao documento original, o documento manifesto terá apenas as informações dos assinantes e o arquivo ".p7s" (assinaturas) não conterá os bytes do documento original dentro de sua estrutura (assinatura do tipo detached).

      PAdES

      Esse padrão é exclusivo para documentos no formato PDF, pois nele, as assinaturas realizadas são incluídas dentro do próprio documento PDF. Uma grande vantagem desse padrão é poder visualizar as assinaturas, e sua validade, dentro do próprio documento original.

      Nesse padrão nós não geramos um arquivo manifesto, pois o próprio documento original é assinado e possui as informações do assinante visíveis.

  • Modalidades de Venda do Portal de Assinaturas Certisign

    Oferecemos as seguintes modalidades de Portal de Assinaturas Certisign
    • Assinaturas no Varejo

      Planos pré-pago
      Compre agora com cartão de crédito ou boleto e utilize quando precisar. Os documentos que você adquire na sua compra podem ser consumidos como Multilateral, se o seu arquivo exige a assinatura de mais pessoas ou Unilateral, se o seu arquivo exige apenas uma assinatura. Os créditos adquiridos nesta modalidade terão validade de 5 ANOS
      Planos mensais
      Obtenha descontos especiais adquirindo um plano de assinatura.
      Você poderá utilizar os tipos de documento: Multilateral, se o seu arquivo exige a assinatura de mais pessoas ou Unilateral, se o seu arquivo exige apenas uma assinatura. O valor do plano será debitado mensalmente do seu cartão de crédito
      O valor do plano mensal é debitado imediatamente em seu cartão de crédito e a cada 30 dias enquanto você não cancelar.
      Os créditos adquiridos a cada débito em seu cartão de crédito tem validade de 30 dias.
      Você pode cancelar a qualquer momento, inclusive em seguida a efetivação de uma compra, assim que os créditos forem registrados em sua CONTA.
  • API Portal de Assinaturas Certisign

    Integração, desenvolvimento e implementação
    • A API de integração do Portal de Assinaturas permite adicionar assinatura digital e eletrônica a sistemas por meio de seus recursos disponibilizados na internet utilizando a tecnologia de WebAPIs (Rest). Os recursos disponibilizados permitem coletar assinaturas para um determinado documento, assinar automaticamente grande quantidades de documentos utilizando assinatura de servidor, notificar os signatários por e-mail, acompanhar o processo de assinatura e baixar os documentos assinados.

      As ferramentas de apoio permitem ao desenvolvedor a consulta fácil à estrutura que deve ser implementada, assim como códigos já desenvolvidos que permitem ao desenvolvedor focar apenas nas regras de negócio envolvidas.

      Acesse: desenvolvedor.portaldeassinaturas.com.br e integre seu sistema à nossa API Porta de Assinaturas Certisign

  • Assinatura Digital

    Autenticidade, Integridade, Não-repúdio
    • Assinatura digital é uma assinatura eletrônica que usa um certificado digital para identificar o signatário. Conferindo às assinaturas digitais as seguintes características:
      Autenticidade: uma assinatura digital é inequivocamente ligada ao certificado digital do signatário.
      Integridade: cada assinatura digital é vinculada a um documento eletrônico, dessa forma qualquer alteração sofrida pelo documento eletrônico será perceptível pela assinatura digital.
      Não-repúdio: uma assinatura digital feita enquanto o certificado digital do signatário for válido não pode ter sua autoria negada pelo signatário.

      No Portal de Assinaturas Certisign você assina seus documentos com certificados digitais ICP-Brasil.

      Quais os tipos de documentos que o Portal de Assinaturas está preparado para assinar?
      Qualquer tipo de arquivo ou, caso seu arquivo precise de privacidade, apenas o hash do arquivo através de assinaturas digitais no padrão CAdES, conforme as normas da ICP-Brasil;
      Documentos em formato PDF através de assinaturas digitais no padrão PAdES, conforme as normas da ICP-Brasil;

      No Portal de Assinaturas você assina documento com certificados digitais ICP-Brasil.

      Quais os tipos de documentos que o Portal de Assinaturas está preparado para assinar?
      Qualquer tipo de arquivo ou, caso seu arquivo precise de privacidade, apenas o hash do arquivo através de assinaturas digitais no padrão CAdES, conforme as normas da ICP-Brasil;
      Documentos em formato PDF através de assinaturas digitais no padrão PAdES, conforme as normas da ICP-Brasil;
      Documentos em formato XML ou trechos (nós) específicos deles através de assinaturas digitais XAdES, conforme as normas da ICP-Brasil.

      Carimbo do Tempo

      Todas as assinaturas realizadas recebem um Carimbo do Tempo, que é uma prova temporal do momento em que a assinatura foi realizada. Com esta prova é possível validar a assinatura no futuro, mesmo que o certificado do assinante esteja expirado. Com isso temos assinaturas digitais mais seguras.

      Documento Manifesto

      Para facilitar o rastreamento do documento original e suas assinaturas, o Portal de Assinaturas, produz um documento chamado de Manifesto. Esse Manifesto é um documento cópia do original, mas com marcações que indicam quem assinou aquele documento e onde é possível resgatar, através de código de barras, QRCode e link, o documento original e suas assinaturas. Dessa forma, é possível imprimir o documento manifesto e, quando necessário, encontrar suas versão digital e suas assinaturas sem muitos esforços.

      Quando o documento assinado não for do formato PDF, nós geramos um Manifesto, em formato PDF, de uma página com essas informações de rastreabilidade, assim você pode assinar qualquer tipo de documento e ainda contar com essa funcionalidade.

  • Assinatura Eletrônica

    Dados eletrônicos que conectam um documento eletrônico a uma pessoa
    • Assinatura eletrônica é um conjunto de dados eletrônicos que conectam um documento eletrônico a uma pessoa utilizando algum método de comprovação de autoria.

      No Portal de Assinaturas Certisign uma assinatura eletrônica é efetuada com uma caneta touch, próprio dedo, mouse ou a imagem digitalizada da assinatura, conforme dispositivo utilizado (computador, tablet ou celular).

      Junto à assinatura, são coletadas evidências tais como voz, foto, I.P da máquina, GPS, que dão veracidade à mesma.

      Ao incluir um documento a ser assinado, pode-se escolher se a assinatura eletrônica será presencial ou não.

      Na assinatura presencial, o dispositivo será delegado a um terceiro para que este produza sua assinatura manuscrita na tela do aparelho.

  • Assinatura de Servidor

    Vantagens, Automatizacao e Geração de Assinaturas
    • O Portal de Assinaturas possui um serviço de assinatura de servidor, onde uma empresa consegue solicitar instalar e usar seu Certificado Digital ICP-BRASIL, pessoa jurídica ou física, para uso em servidor através do sistema da Certisign. Dessa forma, o certificado digital será mantido em um dispositivo criptográfico chamado de HSM, que é um módulo seguro para armazenamento de certificados, dentro do Data Center da Certisign.

      Essa forma de assinar pode ser muito vantajosa para quem assina muitos documentos (milhares diariamente, por exemplo). Pois, como o certificado fica no servidor é possível automatizar a geração das assinaturas e livrar você do ônus de ter que assinar lotes e mais lotes de documentos frequentemente.

  • Email Registrado

    Transação eletrônica que evidência técnicas de seu emissor e destinatário
    • O E-mail Registrado é uma transação eletrônica que concede evidências técnicas de seu emissor e destinatário, conteúdo do email enviado, incluindo anexos, data e hora de envio e entrega do email para o destinatário.

      Permite comprovar a entrega para o destinatário através de um certificado emitido por um terceiro de confiança.

      Um documento de certificação desta transação é produzido para cada Email Registrado e pode ser baixado a qualquer momento.

  • Verificador de Assinaturas

    Entenda como funciona os dois módulos de verificação de assinaturas
    • O Portal de Assinaturas possui dois módulos de verificação de assinaturas.

      Em um deles você pode informar o protocolo de assinatura, informado no Documento Manifesto, da assinatura a ser verificada e, no outro, você pode enviar para o Portal de Assinaturas a assinatura (arquivo p7s) que você possui, independente do sistema que a gerou.

      O módulo de verificação via protocolo possui a facilidade de você verificar uma assinatura através do protocolo apenas, assim você consegue validar uma assinatura mesmo em posse apenas do Documento Manifesto, que pode estar impresso. Após a validação é possível conferir o documento original e suas assinaturas digitais. No entanto, esse método de verificação é restrito aos documentos assinados no Portal de Assinaturas.

      Já o módulo de verificação via arquivo de assinatura precisa da assinatura digital e, quando for o caso (assinaturas do tipo detached) do documento original para validar a assinatura. Esse método permite validar qualquer assinatura digital que esteja de acordo com as normas da ICP-Brasil, independente do sistema gerador. Também é possível validar um lote de assinaturas digitais de uma vez. Após a validação é possível obter um relatório de verificação e, quando for o caso (assinaturas do tipo attached), o documento original.

Ainda com dúvidas?

Mobile ID

Visite nosso site:

http://www.portaldeassinaturas.com.br