Dúvidas e Suporte

Emissão e Instalação

Para qual Certificado deseja obter suporte?

Precisa de informações sobre outros assuntos?

Perguntas Frequentes

Com o cartão/token conectado, siga as instruções do e-mail “Emissão do Certificado Digital” ou clique aqui e siga os passos a passos dos itens Instalação de Drivers e Emissão de A1 e A3, nesta ordem.

Importante:

  • Utilize o navegador Google Chrome. Você também vai precisar de conexão à internet e perfil de administrador para instalar programas.
  • Para emitir seu Certificado é necessário informar os códigos de emissão 1 e 2.
  • O prazo para o recebimento do e-mail “Emissão do Certificado Digital”, no qual constam o código de emissão 2 e o link para emitir, é de até 72 horas, após a realização do atendimento/validação. Além de checar sua caixa de entrada, verifique as pastas lixo eletrônico e spam.

Veja as instruções de acordo com o seu sistema operacional.

Windows

Para emitir o Certificado Digital, siga as instruções do e-mail “Emissão do Certificado Digital” ou clique aqui e siga o passo a passo.

Importante:

  • Utilize o navegador Google Chrome. Você também vai precisar de conexão à internet e perfil de administrador para instalar programas.
  • Para emitir seu Certificado é necessário informar os códigos de emissão 1 e 2.
  • O prazo para o recebimento do e-mail “Emissão do Certificado Digital”, no qual constam o código de emissão 2 e o link para emitir, é de até 72 horas, após a realização do atendimento. Além de checar sua caixa de entrada, verifique as pastas lixo eletrônico e spam.

macOS

Para emitir e, posteriormente, usar o Certificado Digital em seu macOS, clique aqui e siga o passo a passo.

Para emitir seu Certificado Digital na nuvem, siga as instruções do e-mail “Emissão do Certificado Digital” ou clique aqui e siga o passo a passo.

  • Para emitir seu Certificado é necessário informar os códigos de emissão 1 e 2.
  • O prazo para o recebimento do e-mail “Emissão do Certificado Digital”, no qual constam o código de emissão 2 e o link para emitir, é de até 72 horas, após a realização do atendimento. Além de checar sua caixa de entrada, verifique as pastas lixo eletrônico e spam.

Veja as instruções de acordo com o sistema operacional do seu celular.

Antes de iniciar as etapas é importante separar os códigos de emissões 1 e 2 e o número do pedido. O código de emissão 1 foi entregue no atendimento presencial ou enviado ao seu e-mail caso seu atendimento tenha sido por videoconferência.

Já código de emissão 2 e o número do pedido podem ser consultados no e-mail que tem como assunto “Aprovação de Pedido - Certificado Digital”. Se você não localizar esta mensagem na caixa de entrada, verifique as pastas lixo eletrônico e spam.

Android

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular Android e baixe o app mobileID.
  • Abra o aplicativo mobileID e selecione “Minhas IDENTIDADES”.
  • Crie a senha mobileID. Ela será solicitada nas demais etapas e sempre que você for utilizar o Certificado no celular.
  • Será apresentado um aviso. Leia e marque a opção “Eu li e entendi a mensagem acima” e, depois, clique em “Concluir”.
  • Na próxima tela, clique em “Emitir Certificado Digital”.
  • Preencha os campos: Número do pedido, Código de emissão 1 e Código de emissão 2. E, depois, clique em “Buscar Pedido”.
  • Será apresentado o Aceite do termo, clique em “Aceitar”.
  • Na próxima etapa, você deve conferir os dados do seu Certificado Digital. Se tudo estiver ok, clique em “Emitir”.
  • Insira a senha e não feche o aplicativo.
  • Em seguida irá aparecer a mensagem “Certificado Emitido com Sucesso”.
  • Depois de emitido, clique na imagem do seu Certificado e informe a senha novamente para registrá-lo no celular.

Por fim, em seu computador, clique aqui e instale o DesktopID. É este programa quem fará a conexão entre o seu Certificado e a aplicação que você acessar.

Ele pode ser instalado nos sistemas operacionais:

  • Windows 7 ou superior;
  • macOS 10.12 ou superior.

iOS

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular iPhone e baixe o app mobileID.
  • Abra o aplicativo mobileID e selecione “Minhas IDENTIDADES”.
  • No menu inferior clique em “Novo” e logo, em seguida, em “EMITIR um certificado neste dispositivo“.
  • Preencha os campos: Número do pedido, Código de emissão 1 e Código de emissão 2. E, depois, clique em “Buscar”.
  • Será apresentado o Aceite do termo, clique em “Aceitar”.
  • Na próxima etapa, você deve conferir os dados do seu Certificado Digital. Se tudo estiver ok, clique em “Emitir”.
  • Neste momento, você deve criar a senha PIN. Ela será solicitada sempre que for utilizar seu Certificado no celular.
  • Após digitar a senha e repetir, clique em “Prosseguir”.
  • Será apresentado um aviso. Leia e marque a opção “Eu li e entendi a mensagem acima” e, depois, clique em “Concluir”.
  • Aguarde o processo de emissão ser concluído, e não feche o aplicativo.
  • Ao aparecer a Mensagem “Certificado Emitido com Sucesso”, clique em “OK”.

Por fim, em seu computador, clique aqui e instale o DesktopID. É este programa quem fará a conexão entre o seu Certificado e a aplicação que você acessar.

Ele pode ser instalado nos sistemas operacionais:

  • Windows 7 ou superior;
  • macOS 10.12 ou superior.

Para preparar o seu computador, ou seja instalar os drivers, clique aqui e siga o passo a passo.

Cada mídia, cartão ou token, pode comportar até quatro Certificados Digitais, dependendo do tipo. No entanto, não recomendamos tal prática, pois em caso de problemas na mídia, esquecimento de senha ou qualquer outra eventualidade que possa causar dano, todos os Certificados armazenados serão perdidos, sem a possibilidade de recuperação.

O código de emissão 1 foi entregue impresso no momento do seu atendimento presencial. No atendimento por videoconferência, ele é enviado por e-mail quando termina a reunião virtual.

Já o código de emissão 2 é enviado ao seu e-mail na mensagem “Emissão do Certificado Digital”. Se você não localizou esta comunicação em sua caixa de entrada, verifique também as pastas spam e lixo eletrônico.