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Dúvidas - remoteID

Consulte as dúvidas mais frequentes sobre remoteID

1. O que é Certificado Digital na nuvem remoteID Certisign?

O remoteID Certisign é um Certificado Digital armazenado na nuvem, dispensando a necessidade de mídias criptográficas.

2. Quais são os diferenciais do remoteID Certisign em relação aos demais Certificados Digitais?

O remoteID Certisign tem as mesmas funcionalidades dos outros tipos de Certificados Digitais. Porém, conta com algumas características diferentes, como a plataforma de gerenciamento, que permite, entre outras possibilidades, verificar a validade do Certificado e redefinir a senha.

3. Quais são as principais características do remoteID Certisign?
  • Disponibilidade: acesse seu Certificado a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta ter conexão à internet.
  • Mobilidade: Use seu Certificado Digital em diversos computadores sem a necessidade de mídias criptográficas.
  • Segurança e praticidade: Saiba em qual aplicação seu Certificado foi utilizado, redefina sua senha sempre que necessário e muito mais.
  • Compatibilidade: o remoteID pode ser usado nos principais navegadores e sistemas operacionais, inclusive no MAC OS.
4. O que é Prestador de Serviço de Confiança (PSC)?
É uma empresa autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) a comercializar Certificado Digital na nuvem. A Certisign é a única Autoridade Certificadora privada a ter essa permissão e, portanto, tem a responsabilidade de emitir e armazenar as chaves privadas dos titulares de Certificados Digitais ICP-Brasil na nuvem – além de facilitar o uso e padronizar as assinaturas digitais e as respectivas verificações.
5. Quais são os tipos de Certificados disponíveis na modalidade remoteID e, portanto, na nuvem?
O remoteID é um Certificado Digital do tipo A3 e está disponível nas versões e-CPF e e-CNPJ.
6. Quais são as validades disponíveis?

Você pode adquirir o remoteID com a validade de 1, 3 ou 5 anos.

7. Onde eu posso comprar o remoteID Certisign?

Para comprar o remoteID Certisign, basta clicar aqui.

8. O Certificado Digital na nuvem é seguro?

Sim. O nível de segurança é o mesmo dos demais Certificados Digitais, com a diferença de que o remoteID Certisign tem duplo fator de autenticação: PIN e Token.

9. Posso usar o Certificado Digital na nuvem para assinar documentos?

Sim. O remoteID pode ser utilizado em mais de duas mil aplicações compatíveis com o formato de Certificado A3, sendo uma delas a assinatura digital de documentos. Inclusive, se você já tem o remoteID, pode experimentar assinar digitalmente no Portal de Assinaturas Certisign. Os dez primeiros documentos são grátis.

10. O que é o DesktopID e onde eu posso baixá-lo?

DesktopID é um aplicativo que deve ser instalado no seu computador. Ele é fundamental para a utilização do remoteID, já que é por meio dele a comunicação entre a aplicação acessada e o seu Certificado na nuvem. Para baixar o DesktopID: escolha o sistema operacional abaixo e faça o download.

Atenção:Em sistemas MAC OS, somente o navegador Mozilla Firefox é homologado para utilização

11. O que é duplo fator de autenticação?

É o método de segurança composto por duas etapas para o acesso a uma determinada aplicação. A cada uso do remoteID, por exemplo, é necessário usar o PIN e inserir uma combinação numérica temporária proveniente do e-TOKEN (processo similar ao método de autenticação do internet banking).

12. O que é senha PIN?

PIN é o nome dado à senha de acesso ao seu Certificado Digital. Essa senha será solicitada a cada uso do remoteID.

13. O que é a senha PUK?

A senha PUK é formada por doze palavras que são geradas automaticamente a senha PIN é cadastrada.

14. Esqueci minha senha de acesso à conta remoteID. Como eu faço para redefini-la?

Acesse sua conta remoteID Certisign e, na tela de login, clique em "Esqueci Minha Senha". Você receberá por e-mail as instruções e o link para redefinir sua nova senha.

15. Esqueci minha senha PIN. Como faço para recuperá-la?

a) Clique em CERTIFICADOS e logo em seguida em AUTENTICAÇÃO, no canto superior esquerdo..

b) Ao lado da opção PIN, clique em RECUPERAR POR PALAVRAS-CHAVE. Insira a senha PUK, composta pelas doze palavras que você anotou quando cadastrou sua senha PIN. Importante: é preciso inserir as palavras na ordem em que elas foram apresentadas.

c) Insira seu novo PIN. Pronto!

16. Esqueci minha senha PUK. Como faço para recuperá-la?

Não é possível recuperar a senha PUK. Neste caso, você terá que redefinir sua conta remoteID e emitir um novo Certificado Digital.

17. Quero trocar minha senha PIN. Como eu faço?

a) Clique em CERTIFICADOS e logo em seguida em AUTENTICAÇÃO, no canto superior esquerdo..

b) Ao lado da opção PIN, clique em ALTERAR. Insira o PIN atual e o novo PIN.

c) Pronto: PIN alterado com sucesso!

18. Esqueci minha senha PIN e PUK. E agora?

A Certisign não tem acesso às suas senhas e não pode recuperá-las. Neste caso, você terá que redefinir sua conta remoteID e emitir um novo Certificado Digital.

19. Perdi meu celular. Como faço para redefinir meu e-TOKEN?

a) Acesse a sua conta remoteID, clique em CERTIFICADOS, no canto superior esquerdo, logo em seguida em AUTENTICAÇÃO e por fim em e-TOKEN.

b)Ao lado da opção "OTP pelo app remoteID" clique em REDEFINIR.

c)Insira a senha PIN e clique no botão ENVIAR e-MAIL.

d)Acesse o seu e-mail, localize a mensagem enviada pelo remoteID e clique em ‘Clique aqui para ativar a redefinição’ – você será redirecionado para o site do remoteID. Para confirmar, clique no botão “CONFIRMAR REDEFINIÇÃO”.

Pronto! O seu e-Token foi redefinido com sucesso.

20. O que eu posso acessar com o Certificado Digital na nuvem?

Mais de duas mil aplicações. Veja as principais aqui.

21. Onde eu posso consultar a Política de Garantia?

Consulte a Política de Garantia remoteID Certisign clicando aqui.