COMPE - Centralizadora de Compensação de Cheques

 

Certificado destinado à instituições financeiras para operações de assinatura de imagens de cheques compensados e transmissão de dados para a Câmara de Compensação do Banco do Brasil.

 

O que é COMPE?

Centralizadora de Compensação de Cheques (COMPE) é o sistema responsável pela compensação interbancária e liquidação de cheques e outros papeis.

A compensação de cheques consiste no acerto de contas entre os bancos, referente aos cheques depositados em estabelecimentos diferentes dos sacados.

Para garantir a compensação e a liquidação dos cheques e outros papéis entre os bancos, o Banco Central criou a Câmara de Compensação.

O sistema COMPE é composto por uma câmara nacional, quinze câmaras regionais e dez câmaras locais. Em uma câmara local são trocados os cheques sacados contra as agências localizadas na praça por ela atendida. Na câmara regional, são trocados os cheques sacados contra agências bancárias localizadas nas praças por ela atendidas, vinculadas a uma praça centralizadora, sempre uma capital de Estado. Os cheques sacados contra bancos sem presença nas câmaras locais e regionais são trocados na câmara nacional, da qual todos os bancos obrigatoriamente participam, diretamente ou por intermédio de representação.

O Banco do Brasil S.A., operador da COMPE, fornece o espaço físico e o apoio logístico necessários ao seu funcionamento, seja para a troca física de documentos, nas situações em que isso acontece, seja para a compensação eletrônica de todas as obrigações.

Atualmente o sistema de compensação bancária funciona da seguinte forma: o banco A envia os cheques (físico) recebidos durante o dia para a Câmara de Compensação do Banco do Brasil. O BB faz o encaminhamento dos mesmos às instituições financeiras de origem do cheque para averiguação de saldo em conta corrente e conferência dos aspectos formais, tais como assinatura, data, preenchimento de valor, etc. Após todo esse procedimento, ocorre a compensação do cheque.

O que é COMPE por imagem?

O novo sistema COMPE por Imagem busca modernizar o processo de compensação de cheques no Brasil, com ganhos de qualidade e redução de custos com transporte e tratamento dos papéis, eliminando assim a troca física dos cheques junto as Câmaras de Compensação.

Uma das características principais do novo sistema COMPE por Imagem é a digitalização da imagem do cheque e a assinatura desta imagem com um certificado digital ICP-Brasil. Garantindo assim a integridade da imagem e a identidade do banco que efetuou a digitalização.

O sistema COMPE por imagem funciona basicamente da seguinte forma: o banco que recebe o cheque efetua a captura das informações através do código de barras e efetua a sua digitalização. A imagem digitalizada vai gerar um arquivo eletrônico que será assinado digitalmente com um certificado digital do banco e em seguida transmitido para o sistema da Câmara de Compensação o qual é operado pelo Banco do Brasil. O Banco do Brasil faz o processamento deste arquivo e o encaminha ao banco de origem do cheque. O banco de origem efetua a validação dos dados enviados (imagem, certificado, data, etc.) e em seguida responde ao sistema da Câmara de Compensação. Após todo esse procedimento, ocorre a compensação sem a necessidade do envio físico do cheque. O Cheque físico fica no banco A.

Especialistas da área estimam que, com a adoção do processo, os bancos economizarão cerca de R$ 250 milhões apenas com transporte dos cheques.

O que é o certificado digital para o COMPE?

Para atender a esta demanda a Certisign desenvolveu o Certificado Digital para o COMPE, destinado especialmente para as operações de assinatura das imagens dos cheques compensados; o que permite às instituições financeiras organizar a solicitação de certificados digitais para cada um de seus sistemas de digitalizações de cheques utilizados na transmissão de dados para a Câmara de Compensação do Banco do Brasil.

 

Benefícios do certificado para o COMPE

Os certificados para o COMPE protegem as imagens dos cheques recebidos pela sua instituição financeira, e mais:

  • Garantem a identidade da instituição financeira que digitaliza a imagem do cheque;
  • Garantem a integridade da imagem do cheque;
  • Proporcionam redução de custos com transporte e tratamento dos papéis.
 

A quem se destina o certificado para o COMPE?

O certificado para o COMPE é destinado a instituições financeiras que efetuam a compensação de cheque e outros papéis junto ao sistema da Centralizadora de Compensação de Cheques.

 

Tipo de certificado para o COMPE

O certificado para o COMPE é um certificado digital ICP-Brasil de Assinatura para Aplicação, do tipo A1 para pessoa jurídica e que utiliza uma CSR de tamanho igual a 2048 bits em sua solicitação.