Sistema Galgo

Proteja as mensagens de sua instituição financeira enviadas para o sistema GALGO, que padroniza e centraliza a transferência de informação de fundos de investimento e carteiras administradas.

O que é Sistema GALGO?

O Sistema GALGO é uma solução inovadora, desenvolvida pelas próprias instituições participantes dos mercados financeiros e de capitais, que padroniza e centraliza a transferência de informação de fundos de investimento e carteiras administradas, de maneira ágil e confiável. Adotar esse modelo único no processo de troca de informações tem sido uma demanda das próprias instituições do mercado, pois o cenário atual apresenta ausência de padronização, excessivas intervenções manuais, soluções individualizadas e independentes.

As trocas de informações têm sido realizadas pelos mais variados métodos, seja através de fax, e-mail, telefone, sistemas próprios etc., desencadeando problemas de segurança, deficiência em controles, reprocessamento de informações, custos e riscos elevados, entre outros.

A solução começou a ser idealizada em 2001, como um primeiro movimento na ANBIMA para a criação de um sistema de troca de informações padronizadas. Somente em 2005, com a expansão acelerada do mercado de capitais brasileiro, ressurgiu fortemente a demanda por um sistema que integrasse os diversos "players" do mercado.

No final de 2006, após realização de estudo de viabilidade, a diretoria da ANBIMA aprovou a execução do projeto, que teve início efetivo em dezembro de 2007.

Viabilizado por um conjunto de 14 instituições, reunidas em um condomínio, o Sistema GALGO traz uma maior eficiência na transferência e conciliação das informações entre as prestadoras de serviço de administração de recursos, controladoria, custódia, distribuição e negociação de ativos.

O que é o certificado digital para o Sistema GALGO?

A ANBIMA definiu que todas as mensagens enviadas para o sistema devem ser assinadas digitalmente com um certificado digital padrão ICP-Brasil.

Observação: para estabelecer uma conexão com os servidores do sistema GALGO a instituição financeira pode utilizar um certificado para Servidores Web SSL. Neste caso recomendamos que seja oferecido um dos certificados Servidores Web SSL Verisign/Symantec.

 

Benefícios do certificado para o sistema GALGO

Os certificados para o sistema GALGO protegem as mensagens de sua instituição financeira enviadas para o sistema, e mais:

  • Garantem a identidade da instituição financeira que está assinando as mensagens enviadas ao sistema;
  • Garantem a integridade dos dados das mensagens enviadas ao sistema.
 

A quem se destina o certificado para o sistema GALGO?

Os certificados digitais para o sistema GALGO são destinados à instituições financeiras e empresas que utilizam o sistema GALGO.

 

Tipo de certificado para o sistema GALGO

O certificado para o sistema GALGO é um certificado digital ICP-Brasil do tipo A1 para pessoa jurídica.