SPB - Sistema de Pagamentos Brasileiro

Conecte-se ao Sistema de Pagamentos Brasileiro com a garantia de segurança do certificado digital Certisign, que identifica os servidores da sua instituição e garante uma comunicação segura com os servidores do SPB.

O que é SPB?

O Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB é o conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e operações integradas que, por meio eletrônico, dão suporte à movimentação financeira entre os diversos agentes econômicos do mercado brasileiro, tanto em moeda local quanto estrangeira.

Sua função básica é permitir a transferência de recursos financeiros, o processamento e liquidação de pagamentos para pessoas físicas, jurídicas e entidades governamentais.

Toda transação econômica que envolva o uso de cheque, cartão de débito, cartão de crédito, DOC ou TED, por exemplo, envolve o SPB.

O que é o certificado digital para o SPB?

O Banco Central determinou que para estabelecer a comunicação das Instituições Financeiras com o Sistema de Pagamentos Brasileiro é necessário utilizar um certificado digital.

O certificado digital Certisign para o SPB identifica o servidor de uma Instituição Financeira e garante uma comunicação segura com os servidores do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Implementado com a finalidade de gerenciar o processo de compensação e liquidação de pagamentos por meio eletrônico, o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) liga as Instituições Financeiras credenciadas ao Banco Central do Brasil, utilizando certificados digitais para autenticar e verificar a identidade dos participantes em todas as operações realizadas.

Considerada pelos organismos internacionais como um dos sistemas de compensação mais eficientes do mundo, o SPB possui um elevado grau de automação, um grande volume de documentos processados, operações em tempo real e um alto nível de segurança.

Para atender a esta demanda a Certisign desenvolveu o Certificado Digital para SPB, destinado especialmente para Instituições Financeiras que participam do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

 

Benefícios do certificado para o SPB

  • Garante a identidade de seu servidor junto ao Banco Central;
  • Garante um canal criptografico seguro através dos protocolos de segurança SSL/TLS;
  • Garante a criptografia de até 256 bits, a mais forte em uso comercial;
  • É compatível com todos os servidores web que suportam o protocolo SSL/TLS.
 

A quem se destina o certificado para o SPB?

O certificado para o SPB é destinado a Instituições Financeiras que desejam se comunicar com o Banco Central através do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

 

Tipo de certificado para o SPB

O certificado para o SPB é um certificado digital ICP-Brasil de Assinatura para Equipamento, do tipo 1 para pessoa jurídica e que utiliza uma CSR de tamanho igual a 2048 bits em sua solicitação.