Olá, selecione a sua localidade:

Notícias

Compre seu certificado digital com quem é líder do mercado


Fique de olho na validade do seu Certificado Digital

03/05/16 14:02:49

Se você adquiriu o seu Certificado Digital no mês de maio ou junho de 2013, 2014 ou 2015 atenção: fique atento à data de expiração. Por ser um documento de identificação e que atribui validade jurídica as ações realizadas por meio dele, o Certificado Digital tem validade.

 
Entenda
  • O que é renovação do Certificado Digital?
Trata-se da atualização do Certificado Digital por meio de uma nova emissão. E para essa emissão ser realizada, é necessária a conferência dos dados informados no Certificado Digital a ser renovado, que devem ser os mesmos ativos na Receita Federal do Brasil.
 
A primeira renovação do Certificado Digital de Pessoa Física pode ser realizada on-line, desde que o Certificado ainda esteja dentro da validade. Se o Certificado Digital estiver expirado, o titular deve iniciar o processo de renovação no site e depois se apresentar em um dos Pontos de Atendimento. Já o titular de Certificado Digital para Pessoa Jurídica deve ser solicitada no site e finalizada em um Ponto de Atendimento para a apresentação da documentação.
 
Importante: é recomendado que a solicitação da renovação seja feita com 45 dias de antecedência. Caso você queira aproveitar ao máximo os últimos dias de validade do Certificado Digital a ser renovado, é possível realizar todo o processo de renovação e emitir o novo Certificado Digital somente próximo à data de expiração.
 
Os clientes Certisign podem conferir a data de validade do Certificado Digital antes de solicitar a renovação. Basta acessar a Central de Teste. Já no renoveseucertificado.com.br  é possível solicitar a renovação e, também, obter mais informações sobre o processo.
 
Vale ressaltar que, se expirado, o Certificado Digital perde totalmente a funcionalidade e o titular fica impedido de realizar qualquer processo por meio dele.

Fonte: Certisign