Notícias


Segurança na rede

22/09/14 08:42:28
SÃO PAULO - Segurança é a palavra-chave quando o assunto é certificação digital. Em um ambiente cada vez mais virtual, os contadores passam a lidar mais com login e senha do que com pilhas e mais pilhas de papéis.
 
"A certificação digital trouxe a segurança jurídica para trafegar informações num meio sem dono [a internet]", diz Márcio Massao Shimomoto, sócio-diretor da King Contabilidade. Criam-se, então, identidades no mundo digital. Sem a certificação, essa transmissão de dados não seria possível, tendo em vista o aumento no volume de informações, pontua o diretor da King Contabilidade.
 
Novas ferramentas
 
Com um leque mais amplo de dados, o nível de detalhes também é maior, segundo ele. "Por isso, tivemos de adaptar os softwares e investir em servidores e banda larga de mais qualidade", afirma. O custo dos processos dobrou, mas a criação de novas ferramentas compensou o gasto. O principal desafio, de acordo com o contador, é a informatização dos clientes. "Nem todos estão preparados para o volume e para a qualidade das informações. É um trabalho de 'formiguinha', de convencimento dos clientes de que a modernização na gestão dos processos vale a pena", explica.
 
Para a Certisign, empresa focada nessa solução tecnológica e responsável por mais de 5,5 milhões de certificados emitidos, a primeira vantagem da certificação digital é o que o vice-presidente da empresa, Julio Cosentino chama de "desmaterialização dos processos". Ou seja, tudo o que era feito em papel passa a ser realizado virtualmente.
 
Resultados benéficos
 
Os resultados são benéficos para os profissionais, de acordo com Cosentino. "O contador ganha agilidade, segurança e racionalização de tempo na prestação de serviço. O que antes demorava seis horas para desenvolver, hoje ele faz em minutos", diz. Os certificados digitais são vendidos com prazo de validade de um a três anos por um custo médio de R$ 70 reais, pagos anualmente.
 
(...).
 

Fonte: Portal DCI