Sala de Imprensa


Assinatura digital melhora eficiência operacional e reduz custos

24/06/15 09:44:51
A Certisign, a Autoridade Certificadora líder da América Latina e desenvolvedora de soluções para a automatização de processos, integrou a tecnologia da Certificação Digital à plataforma Fluig da TOTVS. Essa conexão foi possível graças ao Certisigner, framework de desenvolvimento que permite integrar a Certificação Digital em aplicações novas ou já existentes por meio de códigos simples. 
 
A plataforma Fluig integrada à tecnologia da Certificação Digital, graças à parceria com a Certisign, permite a assinatura digital de documentos com validade jurídica e identificar, legalmente, o usuário que acessar a plataforma. Isso porque a guarda do Certificado Digital e o que for assinado por ele é responsabilidade do titular conforme art. 10, § 1º, da Medida Provisória nº 2.200-02, de 24/8/2001.
          
Mas o que é assinatura digital? 
 
A assinatura digital é o resultado de um conjunto de operações criptográficas aplicadas a um determinado documento eletrônico. A assinatura digital comprova que o documento não foi alterado e que foi assinado pela entidade ou pessoa que possui a chave privada correspondente ao Certificado Digital. 
 
Descomplicando: a assinatura digital é gerada a cada uso do Certificado Digital ICP-Brasil e tem o mesmo valor legal, assegurado pela legislação brasileira, da assinatura manuscrita. Ela permite que todo o processo, da criação do documento à assinatura, seja feito no meio eletrônico sem a necessidade do uso do papel.
 
¿A assinatura digital é a tecnologia que permite às empresas de todos os portes e segmentos a migrar do mundo físico para o eletrônico. Ela automatiza processos, reduz custos e melhora a eficiência operacional, já queprocessos no meio eletrônico dispensam o uso do papel e facilitam a tramitação, o armazenamento e o acesso a documentos. A parceria com a TOTVS aconteceu justamente para levar esses benefícios aos usuários da Fluig¿, explica Ana Flávia Corujo, Gerente de Alianças Estratégicas da Certisign. 
 
Substituindo a caneta pelo Certificado Digital
 
O Certificado Digital permite assinar qualquer tipo de documento eletrônico com validade jurídica, sem o uso do papel. Para isso, é necessário: ter conexão à internet, um Certificado Digital ICP-Brasil válido e acessar uma plataforma de serviços para assinaturas. 
 
A Certisign oferece diversas opções, como o Portal de Assinaturas e o Certisigner Mobile, além de sistemas para automatização de processos já integrados à tecnologia, como a plataforma de workflow, comercialmente chamada de CertiFlow, e consultoria para integrar a tecnologia em sistemas novos ou legados de empresas de todos os portes. 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina, especialista em segurança para lojas virtuais e desenvolvedora de Soluções Corporativas integradas à Certificação Digital para empresas de todos os portes. Com mais de 1.400 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 18 anos, já emitiu mais de 7 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM Strategy Partners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299 e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br

Segmento: Assinatura Digital