Sala de Imprensa


Os benefícios da Nota Fiscal Eletrônica

13/07/17 09:10:13
 Julio Cosentino
 
Você já parou para pensar nos benefícios da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ao meio ambiente? Desde a implementação, em 2006, 1,44* milhão de empresas emitiram mais de 16,883* bilhões de notas eletrônicas, que pouparam mais de 67,5 bilhões de folhas de papel, já que a versão impressa era emitida, em média, com quatro vias.
 
Isso só foi possível por conta do Certificado Digital, que adicionou autenticidade e transparência na emissão do documento, permitindo que o papel fosse substituído por um arquivo eletrônico.
 
É importante destacar que a migração do processo para o eletrônico também garante outros benefícios, além da sustentabilidade. Uma vez que a nota é emitida no ambiente digital, poupa-se espaço para o armazenamento, o que é muito positivo para o emissor. Outras vantagens estão relacionadas ao fácil acesso aos arquivos e ao envio da nota.  
 
Mas, afinal, o que é o Certificado Digital? É um documento de identificação de pessoas físicas e jurídicas no meio eletrônico e, por isso, ele garante a autenticidade das operações realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica, assegurada pela legislação brasileira.
 
Existem alguns tipos de Certificado. Para emitir notas, é possível utilizar o Certificado Digital NF-e ou e-CNPJ. A emissão de Notas Fiscais por meio do e-CNPJ é aconselhável somente se o próprio titular do Certificado for o emissor das notas. Se mais de uma pessoa for responsável por essa parte do negócio, é indicada a compra do Certificado Digital NF-e, que é emitido vinculado ao e-CNPJ da empresa, mas com o CPF do funcionário.
 
 
Julio Cosentino é presidente da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital) e vice-presidente da Certisign.
 
*Dados extraídos no dia 12/07/2017 - http://www.nfe.fazenda.gov.br/.

Segmento: NF-e