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Suporte remoteID


PASSO A PASSO remoteID

Siga o passo a passo abaixo para começar a utilizar o Certificado Digital remoteID. Se você já utiliza o certificado e deseja acessar a sua conta na plataforma RemoteID clique aqui

1. Você já fez a validação presencial do seu Certificado remoteID?

2. Você já usou os códigos de emissão 1 e 2 e emitiu seu certificado RemoteID?

3. Ótimo. Agora, você precisa Instalar desktopID em seu computador:

MAC OS Baixar
Windows Baixar

Esse aplicativo é fundamental para o funcionamento do remoteID, pois é ele quem fará a comunicação entre a aplicação e o seu Certificado Digital.

Atenção: Em sistemas MAC OS, somente o navegador Mozilla Firefox é homologado para utilização

Depois de baixar o DesktopID, execute o SETUP como administrador e faça a instalação. Após a conclusão da instalação, abra o DesktopID e siga os passos abaixo:
1. clique em CONTINUAR;
2. valide as informações solicitadas;
3. clique em REGISTRAR COMPUTADOR;
4. será exibida uma mensagem informando que a instalação foi concluída com sucesso. Finalize clicando em VER CERTIFICADOS;
5. inicie a configuração clicando em remoteID. Para isso, utilize o mesmo e-mail e senha da sua conta remoteID - que você cadastrou antes de emitir seu Certificado.
6. Clique em AUTORIZA ACESSO e aguarde a confirmação de que a sincronização foi efetuada com sucesso. Clique em CONCLUIR.

Parabéns, agora, o seu Certificado remoteID está configurado no app DesktopID do seu computador.

TESTE

Agora, verifique se o seu Certificado está pronto para o uso clicando aqui.

Se tiver dúvida, veja a seção Como utilizar o Certificado remoteID.

3. Se você já validou o seu Certificado remoteID, mas ainda não o emitiu, siga os passos a seguir.

CONFIGURAÇÃO DE CONTA

Depois, acesse o e-mail utilizado na criação da conta e confirme o seu cadastro para seguir à próxima etapa do processo CADASTRO DE SENHA.

CADASTRO DE SENHA PARA O CERTIFICADO DIGITAL

Depois de criar seu login e senha de acesso à plataforma remoteID, é hora de acessar sua conta na nuvem para cadastrar a senha do seu Certificado Digital.

  • a) Clique em CERTIFICADOS e logo em seguida em AUTENTICAÇÃO, no canto superior esquerdo.
  • b) Depois, clique em PIN e informe e confirme a senha que deseja cadastrar. Finalize clicando em SALVAR. Ao clicar em SALVAR, serão geradas 12 palavras que formam a sua senha PUK que deverão ser anotadas e guardadas em local seguro.

PIN é o nome dado à senha de acesso ao seu Certificado Digital. Essa senha será solicitada a cada uso do remoteID.

A senha PUK (12 palavras) será requisitada sempre que você desejar cadastrar uma nova PIN para o seu Certificado. Anote a lista de palavras exatamente na ordem apresentada se desejar, para isso, use o cartão de senha que você recebeu no kit no momento da validação.

Após clicar em ANOTADO, o próximo passo é a configuração do e-TOKEN. Ele é o seu segundo fator de autenticação e será requisitado toda vez que você utilizar o seu Certificado remoteID por meio do computador, assim como a senha PIN.

  • c) Insira a senha PIN e clique em PRÓXIMO.
  • d) Baixe o app remoteID Certisign em seu smartphone e escaneie o QR CODE demonstrado na tela da plataforma.
  • e) Após a leitura do QR Code, aparecerá a mensagem "Token Inicializado". Isso ativará seu aplicativo e irá gerar seu código de transação temporário (e-Token).
EMISSÃO

Depois de criar a sua conta remoteID, é hora de iniciar a emissão.

Na sua conta remoteID:
  • a) Clique no menu CERTIFICADOS, disponível no canto superior esquerdo e em seguida clique em EMITIR CERTIFICADOs.
  • b) Insira o NÚMERO DO SEU PEDIDO (enviado para o seu e-mail quando recebeu a confirmação da sua compra); CÓDIGO DE EMISSÃO 1 (entregue no momento da validação) e CÓDIGO DE EMISSÃO 2 (enviado para o mesmo e-mail o qual você recebeu o número de pedido) e clique em BUSCAR.
  • c) Dê um nome para o seu Certificado Digital remoteID e insira seu PIN e o código do TOKEN que é gerado no aplicativo remoteID.

Seu certificado digital já foi emitido na nuvem com sucesso! Agora você precisará instalar o aplicativo DesktopID em seu computador para que haja comunicação com o certificado. Clique aqui para auxílio na configuração do aplicativo DesktopID.

2. Criar conta:

Você precisa configurar sua conta e preparar o seu smartphone clicando aqui .

CONFIGURAÇÃO DE CONTA

Depois, acesse o e-mail utilizado na criação da conta e confirme o seu cadastro para seguir à próxima etapa do processo CADASTRO DE SENHA.

CADASTRO DE SENHA PARA O CERTIFICADO DIGITAL

Depois de criar seu login e senha de acesso à plataforma remoteID, é hora de acessar sua conta na nuvem para cadastrar a senha do seu Certificado Digital.

  • a) Clique em CERTIFICADOS e logo em seguida em AUTENTICAÇÃO, no canto superior esquerdo.
  • b) Depois, clique em PIN e informe e confirme a senha que deseja cadastrar. Finalize clicando em SALVAR. Ao clicar em SALVAR, serão geradas 12 palavras que formam a sua senha PUK que deverão ser anotadas e guardadas em local seguro.

PIN é o nome dado à senha de acesso ao seu Certificado Digital. Essa senha será solicitada a cada uso do remoteID.

A senha PUK (12 palavras) será requisitada sempre que você desejar cadastrar uma nova PIN para o seu Certificado. Anote a lista de palavras exatamente na ordem apresentada se desejar, para isso, use o cartão de senha que você recebeu no kit no momento da validação.

Após clicar em ANOTADO, o próximo passo é a configuração do e-TOKEN. Ele é o seu segundo fator de autenticação e será requisitado toda vez que você utilizar o seu Certificado remoteID por meio do computador, assim como a senha PIN.

  • c) Insira a senha PIN e clique em PRÓXIMO.
  • d) Baixe o app remoteID Certisign em seu smartphone e escaneie o QR CODE demonstrado na tela da plataforma.
  • e) Após a leitura do QR Code, aparecerá a mensagem "Token Inicializado". Isso ativará seu aplicativo e irá gerar seu código de transação temporário (e-Token).

3. Agende a validação:

Então, você precisa agendar a validação presencial.
Clique aqui para fazê-lo.

SUPORTE remoteID

CRIAR CONTA

CONFIGURAÇÃO DE CONTA

Depois, acesse o e-mail utilizado na criação da conta e confirme o seu cadastro para seguir à próxima etapa do processo CADASTRO DE SENHA.

CADASTRO DE SENHA PARA O CERTIFICADO DIGITAL

Depois de criar seu login e senha de acesso à plataforma remoteID, é hora de acessar sua conta na nuvem para cadastrar a senha do seu Certificado Digital.

  • a) Clique em CERTIFICADOS e logo em seguida em AUTENTICAÇÃO, no canto superior esquerdo.
  • b) Depois, clique em PIN e informe e confirme a senha que deseja cadastrar. Finalize clicando em SALVAR. Ao clicar em SALVAR, serão geradas 12 palavras que formam a sua senha PUK que deverão ser anotadas e guardadas em local seguro.

PIN é o nome dado à senha de acesso ao seu Certificado Digital. Essa senha será solicitada a cada uso do remoteID.

A senha PUK (12 palavras) será requisitada sempre que você desejar cadastrar uma nova PIN para o seu Certificado. Anote a lista de palavras exatamente na ordem apresentada se desejar, para isso, use o cartão de senha que você recebeu no kit no momento da validação.

Após clicar em ANOTADO, o próximo passo é a configuração do e-TOKEN. Ele é o seu segundo fator de autenticação e será requisitado toda vez que você utilizar o seu Certificado remoteID por meio do computador, assim como a senha PIN.

  • c) Insira a senha PIN e clique em PRÓXIMO.
  • d) Baixe o app remoteID Certisign em seu smartphone e escaneie o QR CODE demonstrado na tela da plataforma.
  • e) Após a leitura do QR Code, aparecerá a mensagem "Token Inicializado". Isso ativará seu aplicativo e irá gerar seu código de transação temporário (e-Token).

DesktopID

MAC OS Baixar
Windows Baixar

Esse aplicativo é fundamental para o funcionamento do remoteID, pois é ele quem fará a comunicação entre a aplicação e o seu Certificado Digital.

Atenção: Em sistemas MAC OS, somente o navegador Mozilla Firefox é homologado para utilização

Depois de baixar o DesktopID, execute o SETUP como administrador e faça a instalação. Após a conclusão da instalação, abra o DesktopID e siga os passos abaixo:
1. clique em CONTINUAR;
2. valide as informações solicitadas;
3. clique em REGISTRAR COMPUTADOR;
4. será exibida uma mensagem informando que a instalação foi concluída com sucesso. Finalize clicando em VER CERTIFICADOS;
5. inicie a configuração clicando em remoteID. Para isso, utilize o mesmo e-mail e senha da sua conta remoteID - que você cadastrou antes de emitir seu Certificado.
6. Clique em AUTORIZA ACESSO e aguarde a confirmação de que a sincronização foi efetuada com sucesso. Clique em CONCLUIR.

Parabéns, agora, o seu Certificado remoteID está configurado no app DesktopID do seu computador.

TESTE

Agora, verifique se o seu Certificado está pronto para o uso clicando aqui.

Se tiver dúvida, veja a seção Como utilizar o Certificado remoteID.

EMISSÃO

EMISSÃO

Depois de criar a sua conta remoteID, é hora de iniciar a emissão.

Na sua conta remoteID:
  • a) Clique no menu CERTIFICADOS, disponível no canto superior esquerdo e em seguida clique em EMITIR CERTIFICADOs.
  • b) Insira o NÚMERO DO SEU PEDIDO (enviado para o seu e-mail quando recebeu a confirmação da sua compra); CÓDIGO DE EMISSÃO 1 (entregue no momento da validação) e CÓDIGO DE EMISSÃO 2 (enviado para o mesmo e-mail o qual você recebeu o número de pedido) e clique em BUSCAR.
  • c) Dê um nome para o seu Certificado Digital remoteID e insira seu PIN e o código do TOKEN que é gerado no aplicativo remoteID.

Seu certificado digital já foi emitido na nuvem com sucesso! Agora você precisará instalar o aplicativo DesktopID em seu computador para que haja comunicação com o certificado. Clique aqui para auxílio na configuração do aplicativo DesktopID.

COMO UTILIZAR

Depois de emitido o certificado RemoteID e configurado o computador com o DesktopID, é hora de utilizá-lo.

Testar o RemoteID no site da Certisign
  • a) Clique aqui e depois em VERIFICAR CERTIFICADO DIGITAL
  • b) Selecione o seu Certificado e confirme em Ok.
  • c) Insira seu PIN e abra o seu App remote ID para retirar o código e-TOKEN.
  • d) Aguarde a validação das senhas inseridas para poder visualizar as informações do seu certificado.

Pronto: você pode conferir as informações do seu Certificado. Teste realizado com sucesso!

Como alterar a senha PIN do remoteID
  • a) Primeiro você precisará acessar sua conta clicando aqui
  • b) Coloque o mouse sobre a opção Certificados e depois clique em AUTENTICAÇÃO
  • c) Ao lado da opção PIN, clique em ALTERAR. Insira o PIN atual e o novo PIN.

Pronto: PIN alterado com sucesso!

Esqueceu a senha PIN? Veja como cadastrar uma nova
  • a) Acesse sua conta remoteID, clique em CERTIFICADOS e logo em seguida em AUTENTICAÇÃO, no canto superior esquerdo.
  • b) Ao lado da opção PIN, clique em RECUPERAR POR PALAVRAS-CHAVE. Insira a senha PUK, composta pelas doze palavras que você anotou quando cadastrou sua senha PIN. Importante: é preciso inserir as palavras na ordem em que elas foram apresentadas.
  • c) Insira seu novo PIN. Pronto!
Como redefinir o e-TOKEN

Caso você precise instalar o app remoteID em outro celular ou reinstalá-lo, é necessário redefinir o e-TOKEN.

  • a) Acesse a sua conta remoteID e clique em TIPOS DE AUTENTICAÇÃO. Em seguida, clique na opção TOKEN.
  • b) Ao lado da opção "OTP pelo app remoteID" clique em REDEFINIR.
  • c) Insira a senha PIN e clique no botão ENVIAR e-MAIL.
  • d) Acesse o seu e-mail, localize a mensagem enviada pelo remoteID e clique em "Clique aqui para ativar a redefinição" - você será redirecionado para o site do remoteID. Para confirmar, clique no botão "CONFIRMAR REDEFINIÇÃO".

Pronto! O seu e-Token foi redefinido com sucesso.