Notícias


Amanhã: Receita abre consultas ao 5º lote do Imposto de Renda 2015

06/10/15 09:44:52

Amanhã, serão abertas, a partir das 9h, as consultas ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2015 e aos lotes residuais (para quem caiu na malha fina) de anos anteriores. Os valores serão pagos no dia 15 de outubro. A consulta pode ser feita no site da Receita, por telefone 146 (opção 3) ou no aplicativo para dispositivos móveis.

De acordo com informações do site G1, o quinto lote do IR 2015 pagará R$ 1,4 bilhão em restituições para 1,23 milhão de contribuintes. As restituições virão corrigidas em 6,46%, índice correspondente à variação da taxa básica de juros (Selic) entre maio e outubro de 2015.

Como saber se está na malha fina?

Acesse o chamado "extrato" do Imposto de Renda – disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) e consulte a situação da declaração. Caso esteja na Malha Fina, é possível corrigir os erros e enviar uma declaração retificadora ao Fisco. Quando a situação for resolvida, caso tenha direito à restituição, ela será incluída nos lotes do IR.

Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou Certificado Digital emitido por uma Autoridade Certificadora habilitada.

Fonte: G1 com edição Certisign