Dúvidas e Suporte

Agendamento / Validação

Veja as formas de atendimento disponíveis e as condições para cada um.

Atendimento por videoconferência

- Para clientes com biometria cadastrada ou CNH.

- Realizado virtualmente.

- Para agendar, é preciso informar o CPF ou CNPJ e o número do pedido.

Atendimento presencial

- Para todos os clientes.

- Realizado em uma das unidades.

- Para agendar, é preciso informar o CPF ou CNPJ e o número do pedido.

Atendimento em domicílio

- Para todos os clientes.

- Realizado no local de sua preferência.

- Preço sob consulta*.

Atendimento no exterior

- Para todos os clientes.

- Realizado nos Estados Unidos, França, Portugal, Itália e Israel.

- Preço sob consulta*.

Documentos necessários para o atendimento (validação) e entrega do Certificado

Precisa de informações sobre outros assuntos?

Perguntas Frequentes

É o momento em que a identidade do solicitante é confirmada. Trata-se de uma etapa indispensável para a posterior instalação do novo Certificado Digital.

Aqui na Certisign nós oferecemos dois modelos de atendimento:

  • Presencial - para todos os clientes.
  • Videoconferência - para os clientes com dados biométricos cadastrados ou que possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para agendar, é preciso ter realizado o pagamento e clicar aqui. Será necessário informar o Número do Pedido e o CPF/CNPJ do titular do Certificado Digital. Depois, é só escolher o melhor dia e horário.

Se você tiver dúvida em relação ao número do pedido, esta informação foi enviada no e-mail de confirmação de compra/solicitação. Ele começa com CERTI ou com 17. Se não localizar este e-mail em sua caixa de entrada, verifique também as pastas spam e lixo eletrônico.

A documentação pode ser consultada aqui.

Na situação do atendimento presencial, os documentos devem ser apresentados no dia e hora agendados.

Já na situação de atendimento videoconferência, os arquivos devem ser digitalizados em formato PDF e enviados, antecipadamente, para o e-mail do local/AR que prestará o atendimento. No assunto do e-mail, informe “Documentos videoconferência + número do pedido”. Fique tranquilo: todas essas instruções são enviadas ao seu e-mail.

É um atendimento virtual no qual a identidade do solicitante é confirmada. No dia e hora agendados, basta acessar um link que é enviado previamente ao seu e-mail para iniciar o atendimento.

Depois de efetuar o pagamento, basta clicar aqui. Vale ressaltar que o atendimento por videoconferência é restrito aos clientes com biometria cadastrada ou que possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Pode sim. Para isso, o dispositivo precisa ter uma câmera e conexão à internet.

Se optar por fazer a videoconferência pelo celular, é preciso instalar previamente o aplicativo, que pode variar de acordo com o local/AR que for realizar seu atendimento. Há três possibilidades: Teams, Zoom ou Webex. Mas não se preocupe: você será avisado por e-mail.

Agora, se você optar por realizar a videoconferência pelo computador, é só clicar no link que será enviado, próximo da hora agendada, para iniciar o atendimento.

Sim, desde que você tenha biometria cadastrada ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para realizar a videoconferência é necessário:

  • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet.
  • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio.
  • Instalar, previamente, o aplicativo para a realização da videoconferência caso utilize celular ou tablet.

Fique tranquilo: todas essas informações são enviadas por e-mail antes do atendimento. Se você quiser saber sobre esta etapa clique aqui.

Sim, desde que você tenha biometria cadastrada ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Sim, é possível. Há duas opções:

  • Atendimento por videoconferência: para clientes com dados biométricos cadastrados ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • Atendimento presencial nos Estados Unidos, Portugal, Itália, Israel e França: neste caso, você pode ir até às unidades destes locais ou solicitar o atendimento em domicílio. Este serviço tem preço sob consulta e está sujeito à disponibilidade. Para saber mais, clique aqui.

Para cancelar ou reagendar seu atendimento, clique aqui. Você vai precisar informar o número do pedido (enviado no e-mail de solicitação - ele começa com CERTI ou 17) e o CPF do titular do Certificado Digital.

Sim, é possível. Há duas alternativas:

1. Se você tiver dados biométricos cadastrados ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o atendimento pode ser realizado por videoconferência. Ou

2. Se a sua situação não atender aos critérios mencionados, é possível solicitar o atendimento em domicílio.

Sim, desde que você tenha biometria cadastrada ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Sim. Consulte preços e disponibilidade clicando aqui.

Não. O atendimento por videoconferência ou em uma unidade no Brasil não tem custo.

Sim, desde que ele tenha dados biométricos cadastrados ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Sim, desde que ele tenha dados biométricos cadastrados ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Se o titular do Certificado estiver identificado como administrador no Ato Constitutivo, mesmo que a cláusula administrativa cite a representação em conjunto, ele pode se apresentar sozinho no atendimento.

Sim, ambos precisam. Neste caso, eles devem seguir as orientações recebidas por e-mail para realizar o atendimento - esta comunicação é enviada ao e-mail informado nos dados de faturamento.

Sim. Neste caso, ambos devem seguir as orientações recebidas por e-mail para realizar o atendimento - esta comunicação é enviada ao e-mail informado nos dados de faturamento.

O titular do Certificado Digital. No caso das Pessoas Jurídicas, o titular é o Representante Legal cadastrado na Receita.

No entanto, é possível nomear um Responsável Legal para usar o Certificado em nome da empresa por meio da procuração pública. Daí neste caso, o Representante Legal (responsável pela empresa) e o Responsável Legal (previsto em procuração para o uso do Certificado Digital), devem realizar juntos o atendimento.

A procuração original, bem como a segunda via, somente será aceita pela Autoridade Certificadora se tiver sido emitida até 90 dias antes da data do atendimento, e nela devem estar especificados os poderes para o representante atuar perante à ICP-Brasil. Vale ressaltar que a apresentação da procuração não elimina a necessidade do comparecimento do Representante Legal no momento do atendimento.

O atendimento pode levar de 15 a 30 minutos.

A representação do falecido deve ser realizada por meio do seu representante nomeado em uma decisão judicial (Ex.: Alvará, Ofícios, Declarações etc.) específica para emitir o Certificado em nome dele.

A Certidão de Inventariante é requisitada quando o representante da Pessoa Jurídica, nomeado apenas no Ato Constitutivo, sem vínculo à Receita, é o titular falecido.

Não, não pode. O atendimento é separado para cada Certificado Digital.

Não, não pode. O titular precisa estar na videoconferência, impreterivelmente.

Infelizmente, isso ocorre quando o cliente anterior se atrasa para o atendimento. Neste caso, não é preciso tomar nenhuma medida, pois entraremos em contato, por telefone ou e-mail, para reagendar e realizar o atendimento. Sentimos muito pelo transtorno.

Por meio de um link que será enviado ao seu e-mail. No dia e hora agendados, assim que clicar no link e informar o seu código de acesso, um Agente de Registro estará aguardando para iniciar o atendimento.

O link para realizar a videoconferência é enviado ao e-mail que você informou nos dados de faturamento do seu Certificado Digital. Verifique, além da sua caixa de entrada, as pastas lixo eletrônico e spam.