Notícias


Bombas de combustíveis passam a ser reguladas por meio da Certificação Digital

14/11/19 16:25:38

A partir de dezembro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculado ao Ministério da Economia, só vai aprovar modelos de bombas medidoras de combustíveis líquidos (gasolina, diesel e etanol) que tenham Certificação Digital. O objetivo é coibir a ocorrência de fraudes no abastecimento ao consumidor final, uma vez que foi observado problemas na comunicação entre a medição e a indicação do resultado. Segundo a declaração do chefe do Setor de Medição de Fluidos do instituto, Edisio Alves Júnior, concedida à Agência Brasil, “Com esse sistema de Certificação Digital, o Inmetro garante que o resultado da medição é assinado digitalmente, de tal maneira que a gente sabe que a informação que chega no indicador realmente foi produzida pelo medidor”.

Ainda de acordo com a reportagem, as novas bombas com Certificação Digital vão se comunicar com o consumidor, por meio de um aplicativo de celular. “Ele vai poder ver o resultado tanto no celular dele, como no indicador da bomba”. 

Implementação

Apesar do prazo de 15 anos para a adequação dos postos à nova normativa, a instituição também afirma que à medida que os postos começarem a efetuar a substituição das bombas por equipamentos com Certificado Digital, os próprios consumidores irão à procura de bombas mais confiáveis. 

Fonte: Agência Brasil com edição Certisign