Notícias


Como tornar seu escritório mais digital 

14/11/19 16:28:02

É uma tendência global o aumento da consciência por parte das empresas acerca de seus impactos socioambientais e da importância de tomarem medidas para que suas atuações sejam mais sustentáveis e contribuam mais ativamente com o meio ambiente e a sociedade. No Brasil não é diferente, tanto que o País registrou um aumento no número de empresas bem avaliadas pelo Sistema B, que é um movimento global que leva em conta a integração do resultado financeiro à geração de resultados socioambiental.

De acordo com a lista Best for the World (Melhores para o Mundo), lançada pela instituição, 53 empresas atingiram o desempenho necessário para estar na lista contra 38 no ano passado.
Mesmo que seu escritório ainda esteja longe de fazer parte da criteriosa avaliação realizada pelo Sistema B, é possível adotar práticas simples que já trazem impactos positivos. Afinal, se cada um fizer sua parte, o resultado final será extremamente positivo para a sociedade. Confira algumas sugestões:

1 – Uso racional da água e energia elétrica

É importante ficar atento às medidas que podem ajudar na redução do consumo, como desligar os monitores do computador quando não estiver sendo utilizado – ou as luzes de salas que não tiverem pessoas –, optar por lâmpadas de LED (que consomem menos energia), conscientizar os colaboradores sobre o consumo responsável da água no banheiro, racionalizar a utilização do ar-condicionado, entre outras medidas simples que podem não apenas ajudar o meio ambiente, mas trazer importantes ganhos no final de um mês.

2- Não descartáveis

Abolir copos de água e café é outra ótima opção para colaborar para o planeta. Dê de presente canecas e garrafas personalizadas do escritório para seus colaboradores como forma de incentivar a utilização. Nas salas de reunião, opte por copos e xícaras reutilizáveis.

3- Reciclagem do lixo

Muitas pessoas já têm a prática de separar o lixo em suas casas, mas não fazem o mesmo no local de trabalho. Para incentivar a coleta, providencie as lixeiras adequadas, identificando o tipo de lixo. Faça campanhas de incentivo sobre o tema.

4- Logística

Pense na possibilidade de adotar horários flexíveis ou fora da faixa considerada de pico. Menos carros no trânsito minimiza a emissão de gás carbônico na atmosfera, além de deixar seus funcionários muito mais dispostos por evitar o congestionamento.
Ainda neste item, você pode promover mais videoconferências ao invés de reuniões presenciais, incentivar os funcionários a fazer um dia de home office, além de estimular a carona solidária (na qual um funcionário dá carona para outros que moram próximos a eles). Se o prédio oferecer bicicletário, por exemplo, incentivar as pessoas que moram perto a vir de bicicleta também é uma boa alternativa.

Outras boas práticas são: substituir o computador desktop por notebooks, que podem ser levados para qualquer lugar evitando a impressão de documentos; viabilizar o uso de duas telas, nos casos em que o profissional precisa ler/comparar dois documentos simultaneamente, entre outras medidas.

5- Amplie o uso do Certificado Digital

O mesmo Certificado Digital que você utiliza para peticionar eletronicamente, também pode ser usado para assinar outros documentos, como contratos, procurações, propostas, recibos. Amplie o uso da tecnologia, diminua o uso de papel e conquiste diversos benefícios, como agilidade, sustentabilidade e redução de custos. Você sabia que ao assinar digitalmente 100 documentos, usando o Certificado, 1.350 litros de água são economizados? 
Em resumo: use a tecnologia para ter mais tempo e dinheiro para aproveitar a sua vida com mais qualidade! 

Fonte: Certisign Explica (editado)