Notícias


Documentos de identificação no seu celular: veja as novidades

07/02/18 12:34:56

Nos últimos meses, observou-se um grande movimento para a substituição de documentos de identificação em papel por eletrônicos, que podem ser armazenados em smartphones e tablets, dispositivos indispensáveis nos dias atuais e utilizados por grande parte da população. Veja quais são:


• Certificado Digital: há vários tipos de Certificados, sendo que um deles é o e-CPF, a versão digital do documento em cartão Cadastro de Pessoas Físicas - CPF. Com ele, o contribuinte pode realizar diversos serviços no meio digital, como assinar documentos com validade jurídica - sem papel e sem caneta, enviar a declaração do imposto de renda com mais facilidade, acessar o e-CAC da Receita Federal, dar andamento a diversos processos sem ter que comparecer a um posto físico, entre outros. Ele pode ser armazenado no celular ou tablet, por meio da versão mobileID, o que confere ainda mais comodidade ao titular. E o preço é acessível: R$89 que podem ser parcelados em 10 vezes

 e-Título: o aplicativo para Android e iOS permite o armazenamento da versão digital do título de eleitor. Segundo informações do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a medida é benéfica para a Justiça Eleitoral, porque reduz custos relacionados aos extravios de documentos, emissões de segundas vias, suprimentos para impressão etc. Já o cidadão têm seus dados eleitorais sempre disponíveis, sem o risco de extravios e de deterioração do formato em papel. 

 Carteira de Trabalho Digital: desde novembro passado, o trabalhador pode acessar suas informações de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho diretamente do celular ou tablet. Para isso, basta baixar o aplicativo, de acordo com o respectivo sistema operacional do dispositivo móvel. A novidade não elimina a versão impressa que continua sendo disponibilizada.

• CNH Digital: por enquanto, a versão digital está disponível em apenas alguns estados e a previsão é de que esteja implementada em todo o país até 1° julho de 2018. Quem tem e-CPF pode fazer o requerimento totalmente pela internet no site do Denatran. Quem não tem, começa o processo no site e termina pessoalmente em um dos postos do Detran. Podem solicitar a CNH Digital motoristas que têm a versão impressa da CNH com QR Code, que começou a ser emitida em maio de 2017.