Notícias


Hilário Franco: um legado de conhecimento

15/06/15 14:14:33
Entre os ícones da Contabilidade paulista está o Contador e professor Hilário Franco, responsável por promover melhorias e valorização à Classe Contábil de todo o País. Dentre as muitas atividades exercidas na profissão, principalmente no campo acadêmico, como centenas de livros publicados, Hilário Franco presidiu o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo- Sindcont-SP, no período de 1955 a 1956, e nessa entidade foi eleito Sócio Benemérito e recebeu o título Contabilista Emérito em 1971. Hilário Franco
 
Franco lecionou por mais de 35 anos em diversas instituições renomadas, sobre matérias da área Contábil. Foi sócio de diversas empresas e também atuou como consultor Contábil.
 
O homenageado morreu em 2000, mas deixou um grande legado para a Contabilidade. Além de Contador, o professor era Economista, Administrador e Escritor. Em vida, recebeu importantes títulos, como o de Contador Benemérito das Américas.
 
Reconhecimento
 
Em virtude do trabalho como professor, o Sindcont-SP instituiu o prêmio Professor Hilário Franco, que entra na sua 14º edição em 2015. O objetivo desse prêmio é incentivar nos futuros profissionais da Contabilidade o gosto pela pesquisa científica, uma vez que reconhece e premia os melhores trabalhos de conclusão de curso, monografias, relatórios de estágio supervisionado ou artigos científicos inscritos.
 
O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo CRC SP, por sua vez, instituiu em 2001 a Medalha Professor Hilário Franco, destinada a agraciar o Contabilista que se distinguir na doutrina e pesquisa da Ciência Contábil.
 
Os homenageados pelo CRC SP até hoje foram: Antoninho Marmo Trevisan; Eliseu Martins; José Carlos Marion; José Martonio Alves Coelho; Luiz Nelson Guedes de Carvalho; Maria Clara Cavalcante Bugarim; e Ynel Alves de Camargo.
 
Quer conhecer os trabalhos premiados para se inspirar? Acesse o site do Sindicato.

Fonte: Certisign