Notícias


Junta Comercial do Estado de Minas Gerais opera em 100% digital

08/12/15 09:03:22
A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), agora, opera 100% on-line, por conta da nova ferramenta Jucemg Digital, que foi lançada em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Nesse novo sistema, a assinatura manuscrita do empresário é substituída pela digital por meio do uso doCertificado Digital
 
De acordo com o Diário do Comércio (MG), os processos de registro do órgão serão feitos apenas pela internet, obedecendo um cronograma para diferentes tipos de empresas, sendo que já está valendo para sociedades anônimas, cooperativas e para balanços contábeis. A previsão é de que até julho de 2016 todas as modalidades estejam operantes no site jucemg.mg.gov.br.
 
O objetivo é agilizar a abertura de empresas, que, hoje, pode levar até 120 dias. Com a operação digital, esse mesmo processo levará apenas algumas horas e ainda garantirá segurança e redução de custos ao empresário.  
 
Ainda, segundo o Diário do Comércio, com a Jucemg Digital, mais de 840 mil empresas serão beneficiadas. Outro ganho tem relação com a sustentabilidade: cerca de 7 mil páginas deixarão de ser tramitadas por dia na Junta e mais de 1,7 milhão deixarão de ser arquivadas por ano. 
 
Certificado Digital
De acordo com o presidente da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital) e vice-presidente da Certisign, Julio Cosentino, a medida, além de eliminar as burocracias, adiciona segurança ao processo. "O uso da assinatura digital garante a autenticidade e a integridade do documento, porque é gerada a partir do uso do Certificado, a identidade digital do empresário na rede".

Fonte: Diário do Comercio com edição e informações Certisign